Voltar

Agosto Lilás traz o Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Mulher

O prefeito Vander Masson decretou a instalação do Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Mulher e no dia 01 de agosto será lançado oficialmente, dando início ao Agosto Lilás, mês de mobilização para conscientização e combate à violência contra a mulher

Publicado em 19/07/2022

A Prefeitura de Tangará da Serra, através do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), decretou a instalação do Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Mulher no dia 01 de agosto de 2022, formalizando o início do Agosto Lilás, mês de mobilização para conscientização e combate à violência contra a mulher e quando se comemora o  aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006). A cerimônia de lançamento será no Teatro do Centro Cultural, dia 01 de agosto, às 14 horas. Neste dia também será disponibilizado o link de acesso à Consulta Pública para elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Tangará da Serra, de acordo com o Edital de Consulta Pública, de 19 de julho de 2022.

O Fórum Permanente é um ambiente democrático para consulta pública a ser realizada às cidadãs e cidadãos tangaraenses para elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Tangará da Serra, de forma virtual. Foi constituído pelo Decreto 226, de 14 de julho de 2022 e publicado no Diário Oficial do Município de Tangará da Serra nº 4.026, de 18 de julho de 2022 e faz parte do Sistema Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Tangará da Serra-MT.

Para que o Sistema Municipal esteja completo é necessário que a Prefeitura tenha uma unidade executiva, que é  o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, tenha um Conselho Municipal dos Direitos da Mulher atuante, em funcionamento desde setembro de 2021, que possua o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, que está legalizado e que a  Rede de Proteção Social esteja instituída. Todos estes requisitos já foram cumpridos. 

O Sistema Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher estará completo com  a aprovação  do Plano Municipal  durante a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Tangará da Serra, prevista para novembro de 2022. 

A coordenadora do GPPM, Silvana Ló Masson, convida a todos a acessarem o endereço https://tangaradaserra.mt.gov.br/?gpm=gabinete-de-politicas-publicas-para-mulheres, para conhecer o Sistema Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Tangará da Serra-MT. e colaborar com a mudança de cultura de nossa sociedade, tratando as meninas e mulheres com respeito e dignidade.

Atualizada em 20/07/2022 ♦ Regina Guanaes MTb 1265 / GPPM