Voltar

Destaque Nacional: Oito estudantes de escolas municipais de Tangará da Serra são medalhistas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Uma noite de alunos com sorriso no rosto e brilho nos olhos e de pais orgulhosos. Oito estudantes de dois Centros Municipais de Ensino de Tangará da Serra foram medalhistas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Três alunos do 9º ano do Centro Municipal de Ensino José Nodari ganharam Medalha de Ouro. Outros três […]

Publicado em 24/02/2023

Uma noite de alunos com sorriso no rosto e brilho nos olhos e de pais orgulhosos. Oito estudantes de dois Centros Municipais de Ensino de Tangará da Serra foram medalhistas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Três alunos do 9º ano do Centro Municipal de Ensino José Nodari ganharam Medalha de Ouro. Outros três alunos, do mesmo CME, ganharam Medalha de Prata. Dois alunos, sendo um do José Nodari e outro do CME Fausto Masson, ganharam Medalha de Bronze.

Alunos premiados

Em Tangará da Serra as ações da ONEE foram desenvolvidas e coordenadas pela Professora de Biologia, Doutora em Zoologia, Angélica Massarolli, e teve 116 alunos do CME Professor José Nodari e do CME Fausto Eugênio Masson. Foram medalhistas:

Do CME. Prof. José Nodari:

Ouro: Gustavo Henrique de Oliveira, João Pedro Flores PInto e Maria Vitoria dos Santos Muller, todos estudantes do 9º ano.

Prata: Ana Beatriz Pereira Rosa, Felipe Albertin Schumacher e Rose Sarah Tatsumi Myoshi Duarte, também alunos do 9º ano.

Bronze: Macsoel Nascimento Brito, do 9º ano.

Do CME Fausto Eugênio Masson:

Bronze: Jean Gabriel de Brito, do 8º ano.

Nas escolas, as ações tiveram apoio e coordenação das professoras e gestoras de cada uma das unidades: Elaine de Souza Ribeiro, Claudione Rodrigues de Oliveira, Adriana Vaccari Rigui e Hans de Paula Martins.

Sobre a Olimpíada

A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 24 estados e no Distrito Federal.

A Olimpíada leva informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. A ONEE é voltada para estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.

Entrega das medalhas

As medalhas e certificados foram entregues nesta quinta-feira (23), em evento realizado no auditório do Centro de Ensino Isoldi Storck. Participaram do ato o Prefeito Municipal, Vander Masson, a Primeira-Dama e Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), Silana Ló Masson, o Secretário de Educação, Vagner Constantino Guimarães e a Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica, Elaine Santiago.

“Importante envolver os nossos estudantes, nesse clima de participação, de competição e de vitórias, de conquistas e de derrotas. Eles tem que estar preparados para o mundo, e eventos desta natureza, tenho plena convicção, que os prepara para a vida. Vitorioso é todo aquele que participa”, disse o prefeito Vander ao parabenizar os alunos medalhistas, a equipe da Secretaria de Educação, gestores escolares e a professora Angélica Massaroli. “É um orgulho para Tangará, uma satisfação muito grande ter oito tangaraenses vitoriosos em uma ação com participação de todo o Brasil”, concluiu.

Orgulhosa, a professora Doutora, Angélica Massaroli, destaca a importância da Olimpíada para os alunos. “É uma alegria imensa, ver que os nossos alunos, que têm um grande potencial, que têm talento, e muitas vezes só falta esse empurrãozinho, você falar para eles: vamos que você consegue, você pode, e eles vão e lá e fazem bonito como eles fizeram. É um orgulho poder participar da vida desses alunos”, falou.

“Como eu tinha conhecimento da Olimpíada, optei por inscrever todos os meus alunos, dos oitavos e dos nonos anos, que são o alvo dessa Olimpíada, foi um total de 116 alunos de Tangará que participaram no ano passado, as provas ocorreram em outubro e o resultado saiu em dezembro. Nós conseguimos fazer oito medalhistas”, pontuou a professora.

O secretário de Educação, Vagner Constantino, destacou a participação de Tangará da Serra na Olimpíada, agradecendo o empenho dos alunos e da professora Angélica Massaroli, assim como dos gestores das duas escolas envolvidas. “É uma alegria muito grande ver que um trabalho desenvolvido em sala de aula ganhou reconhecimento nacional, com a premiação desses alunos”, comentou Vagner, ponderando que é um desejo do Município que a participação na Olimpíada de Eficiência Energética seja ampliada para outros Centros MUnicipais de Ensino.

O secretário destacou ainda que a Prefeitura Municipal, através da Semec, tem dentre as suas premissas a preocupação com a eficiência energética, prova disso é a implantação nas escolas de usinas de energia solar fotovoltaica, que é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.

Assessoria SEMEC