Voltar

Em coletiva de imprensa, Executivo e representante do Correios tira dúvidas sobre novos CEP’s de Tangará da Serra

A pedido do prefeito municipal, Vander Masson, o gerente de atividades externas dos Correios em Mato Grosso, Silvério Pinto de França Filho, concedeu entrevista à imprensa tangaraense nesta segunda-feira, dia 16/08, na Prefeitura Municipal, com objetivo de tirar dúvidas da população sobre os novos CEP’s de Tangará da Serra. Também participou da coletiva de imprensa […]

Publicado em 16/08/2021

A pedido do prefeito municipal, Vander Masson, o gerente de atividades externas dos Correios em Mato Grosso, Silvério Pinto de França Filho, concedeu entrevista à imprensa tangaraense nesta segunda-feira, dia 16/08, na Prefeitura Municipal, com objetivo de tirar dúvidas da população sobre os novos CEP’s de Tangará da Serra. Também participou da coletiva de imprensa o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Adão Leite Filho.

O representantes do Correios, Silvério Pinto de França Filho, explicou que no mês passado, a empresa deu início a um projeto nacional, que ocorre em todo o Brasil e é coordenado pelo Departamento Nacional de Endereçamentos (DNE), onde todas as cidades que usam CEP genérico (CEP único, como era o caso de Tangará da Serra, que utilizava o 78.300-000), devem ser codificadas com vários CEP’s, de acordo com bairro e rua.

“Estamos fazendo a codificação em sequência em Mato Grosso, fizemos recentemente na cidade de Barra do Garças, de Sorriso, Cáceres, dentre outras, e agora Tangará da Serra”, disse, explicando que a medida se faz necessária pois a partir de 2014 o Correios passou a utilizar, em todo o Brasil, sistemas automatizados na distribuição de correspondência e encomendas.

“Quando o objeto é postado, ele precisa ter uma série de informações, principalmente o CEP, que é um direcionador de entregas através dos sistemas automatizados. O CEP é composto de 8 dígitos, os dois primeiros são o direcionamento do estado, no nosso caso é o 78, os três próximos dígitos direcionam para as regiões, no caso de Tangará começa pelo 300 e vai até o 307, e os três últimos dígitos direcionam a rua. Então, cada rua tem um CEP específico que vai entrar naqueles três últimos dígitos”, explicou.

Devolução de Objetos

Sobre a devolução de objetos já postados, Silvério tranquiliza a população. “Estamos em um processo de implantação e de adequação. Os objetos que foram postados com o CEP antigo não serão devolvidos. Os endereços serão pesquisados, levará um certo tempo, mas serão entregues, mas não vai ter a devolução de nenhum objeto, importante deixar isso bem claro”, frisou.

Altere o CEP

O gerente do Correios pede compreensão e solicita as pessoas que fazem compras pela internet com frequência para que façam as alterações de CEP junto aos fornecedores. “A gente vai precisar da colaboração da população, é necessário fazer essas alterações para que a gente tenha um impacto bem menor. A gente sabe que vai ter transtornos, já está causando transtornos, vai ter um período de adequações, que são necessárias para dar agilidade ao trabalho de entregas”, comentou, explicando que não só o Correios usa a codificação do CEP, que, apesar de ser um produto do Correios, é usado pelas empresas de telefonia, concessionária de energia, dentre outras.

Novas compras

Em caso de novas compras, o cidadão deve colocar o CEP novo, mas se não for aceito, pode ser utilizado o antigo. “A pessoa deve entrar em contato com a empresa e fazer a alteração do cadastro, caso não consiga, compre utilizando o CEP antigo. Só vamos deixar claro que levará um tempo maior para ser entregue. Era cinco dias para entregar, vai levar um tempo maior. A gente não sabe definir se vai levar 7, 8 ou 10 dias, mas vai levar um tempo maior para chegar sua encomenda”, disse.

Como tirar dúvidas?

“Quem tiver dúvida sobre o CEP da sua rua deve procurar o Correios”. O gerente de atividades externas dos Correios em Mato Grosso, Silvério Pinto de França Filho, informa que a empresa disponibiliza vários canais para tirar as dúvidas da população, que pode procurar a agência em Tangará da Serra (na Avenida Brasil/Centro), o Centro de Distribuição (CDD), que fica na rua Antônio Hortolani, próximo a antiga Prefeitura, pelo telefone 0800 570 0100, ou pelo Fale Conosco disponível no site dos Correios: www.correios.com.br.

Segmentação das ruas

Silvério explica ainda que “o CEP é criado por bairros, então se a rua passar por cinco bairros, são cinco CEP’s diferentes numa mesma rua”, disse, explicando que isso não é situação exclusiva de Tangará da Serra, mas se trata de um padrão nacional.

Abairramento

O secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Adão Leite Filho, esclarece que a população deve ficar atenta a nomenclatura dos bairros da cidade. Isso porque muita gente sabe apenas o nome do loteamento onde reside, porém, devem se atentar ao nome do bairro. Um mapa com o nome dos bairros está disponível no site da Prefeitura.

“A pessoa mora em um loteamento, mas deve ficar atenta ao nome do bairro ao qual esse loteamento faz parte. Houve o abairramento e temos até quatro loteamentos dentro do mesmo bairro. O que a população deve observar é o nome do bairro e não o nome do loteamento”, explicou, ao informar que há um mapa disponível no site oficial da Prefeitura, o www.tangaradaserra.mt.gov.br, para a população consultar o nome do bairro.

Para consultar aqui no site da Prefeitura CLIQUE AQUI!

“Você entra no site da Prefeitura, tem uma guia rápida onde está escrito CEP, você deve clicar e terá acesso a um local onde há a possibilidade de pesquisar pelo CEP de acordo com o nome da rua e do bairro onde você reside. Há também um mapa com os nomes dos bairros, já com a nomenclatura correta do abairramento”, relatou.

Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação