Voltar

Escola incentiva leitura em tempo de Pandemia

A leitura abre a janela do conhecimento e desperta do sono a sabedoria”. É com essa frase que o Centro Municipal de Ensino Silvio Paternez tem em sua proposta pedagógica o Projeto Ler e Escrever

Publicado em 22/04/2021

“A leitura abre a janela do conhecimento e desperta do sono a sabedoria”. É com essa frase que o Centro Municipal de Ensino Silvio Paternez tem em sua proposta pedagógica o Projeto Ler e Escrever, visando ampliar os horizontes da leitura e melhorar o desempenho na escrita dos estudantes. O projeto está vinculado à sala de leitura que, antes da pandemia, atendia semanalmente todas as turmas de estudantes. Este trabalho está sob a coordenação da pedagoga Solange Martins. Em tempos de pandemia, os trabalhos voltados à prática de leitura continuam; desta vez, considerando as medidas sanitárias, o atendimento ocorre através de agendamento realizado por link de formulários e grupos de WhatsApp.

Solange preparou a comemoração ao dia 18 de abril – Dia do Livro, com organização dos livros no pátio da escola e estendeu a atividade durante a semana para que os estudantes ao irem buscar as atividades semanais pudessem aproveitar o tempo para ler.

“Mesmo em época de pandemia, a escola não deixou de comemorar o Dia do Livro com a presença de poucos alunos em respeito as normas de segurança. A atividade foi realizada como parte das ações voltadas para o incentivo à leitura e a interação com alunos e família”, afirma o diretor José Fernandes.

No período que compreende a pandemia o projeto foi ampliado para toda a comunidade escolar, dando oportunidade aos pais, mães e familiares para terem acesso ao acervo bibliográfico disponível, mediante agendamento via link para escolha dos livros.

“Estou feliz com o resultado alcançado pelo Projeto. No ano 2020, mesmo na pandemia, frequentaram a sala de leitura 438 estudantes. Em 2021, até agora, já foram emprestados mais de 300 livros para a leitura em casa. Isso demonstra que o projeto está dando certo e isso me deixa muito feliz. O agendamento tem ajudado muito no atendimento.”, declara Solange Martins.

“Ler é uma viagem, ler é criar, é sentir, é sonhar… quem lê tem a oportunidade de transcender”

   

Conheça mais sobre a SEMEC