Voltar

“Essa sou eu, estou viva e vou viver muito”, diz tangaraense de 86 anos citada como morta em notificação do TCE

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi até a casa da idosa Catarina Maria de Jesus, de 86 anos (na foto), citada como falecida em notificação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), amplamente divulgada pela imprensa local e estadual nesta terça-feira, dia 20/04. Em vídeo, a idosa, bem humilde, aparece sorridente, brincando e […]

Publicado em 20/04/2021

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi até a casa da idosa Catarina Maria de Jesus, de 86 anos (na foto), citada como falecida em notificação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), amplamente divulgada pela imprensa local e estadual nesta terça-feira, dia 20/04.

Em vídeo, a idosa, bem humilde, aparece sorridente, brincando e dando graças a Deus por estar viva e vacinada contra a COVID-19. “Essa sou eu, estou viva, graças a Deus, e vou viver muito”, disse ela, mostrando os documentos pessoais a profissional de saúde que gravou o vídeo.

Catarina nasceu em 25 de novembro de 1934, em Santa Vitória, Minas Gerais. Hoje, ela reside em Tangará da Serra, no Jardim São Marcos, sendo atendida pela Unidade de Saúde da Vila Goiânia.

Ela autorizou a Prefeitura Municipal a divulgar seus dados pessoais, foto e vídeo para desfazer o mal entendido e comprovar que está viva.

Em nota, divulgada mais cedo, a secretária de Saúde, Gicelly Zanatta, esclareceu que assim que recebeu a notificação, o Município procurou e localizou a idosa em sua residência, no Jardim São Marcos.

“Os esclarecimentos, com a comprovação de que a idosa está viva foram encaminhados ao TCE no dia em que o Município recebeu a notificação”, explicou a secretária.

Assista ao vídeo abaixo:

Confira abaixo a Nota de Esclarecimento na íntegra:

Nota de Esclarecimento

“Considerando notificação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) a respeito de possível caso de vacinação de uma pessoa (idosa), supostamente morta, no município de Tangará da Serra.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o Município recebeu a notificação e encaminhou para o setor de vacinação contra a Covid-19, que já fez o levantamento necessário para apurar a situação, comprovando que a idosa citada está viva, tem 86 anos, reside em Tangará da Serra e foi devidamente vacinada, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI).
Portanto, frisa-se que a idosa citada na notificação do TCE não está morta, já que foi localizada pela equipe de saúde do bairro onde reside em Tangará da Serra.
Os esclarecimentos, com a comprovação de que a idosa está viva foram encaminhados ao TCE no dia em que o Município recebeu a notificação.
A Secretaria reafirma seu compromisso com a verdade e esclarece ainda que não foi procurada pela reportagem do G1, conforme matéria divulgada pelo site de notícias.
Reiteramos que desde o mês de janeiro, quando começou a campanha de vacinação, o Município já aplicou mais de 12 mil doses da vacina contra a Covid-19 em idosos, trabalhadores da saúde, profissionais de segurança e salvamento, dentre outros, o que destaca Tangará da Serra como uma das três cidades que mais aplicaram doses da vacina contra Covid-19 em Mato Grosso, com média de mais de 80% de aplicação das doses recebidas do Ministério da Saúde.
Por fim, reiteramos que a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra preza pela seriedade e transparência, disponibilizando de forma aberta, diariamente, em seus canais oficiais, listas com os nomes e data de nascimento de todas as pessoas vacinadas na cidade, bem como um Vacinômetro, onde é possível encontrar informações sobre as doses recebidas, aplicadas e os grupos prioritários já vacinados.

Atenciosamente,

Gicelly Zanatta, secretária municipal de Saúde de Tangará da Serra”

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação