Executivo Municipal deve atender solicitação da COOPERTAN e pavimentar acesso para carregamento de vidros recicláveis
A Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra – COOPERTAN está reivindicando junto ao poder Executivo Municipal a pavimentação de um corredor de escoamento dentro do pátio da instituição, localizada no Distrito Industrial no Residencial Alto da Boa Vista. Uma reunião entre os envolvidos – cooperados e agentes públicos – foi realizada […]
Publicado em 16/12/2022

A Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra – COOPERTAN está reivindicando junto ao poder Executivo Municipal a pavimentação de um corredor de escoamento dentro do pátio da instituição, localizada no Distrito Industrial no Residencial Alto da Boa Vista. Uma reunião entre os envolvidos – cooperados e agentes públicos – foi realizada na manhã desta quinta-feira (15/12), com visita no local onde se pretende a implantação do asfalto.
O Prefeito Municipal Vander Masson, participou do encontro acompanhado do Secretário Municipal de Infraestrutura, Magno César Ferreira, do Secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lançone, do Secretário de Agricultura, Rogério Rios e ainda do Diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira. Também registramos a presença e participação do Vereador Rogério Silva, hoje líder do prefeito na Câmara Municipal e o Vereador Ademir Anibale.
A COOPERTAN é um exemplo de sucesso na coleta seletiva de lixo reciclável (plásticos e papelão) e, recentemente deu início a um novo processo que envolve a coleta de vidros. A empresa que transforma o vidro estabelece restrições para a aquisição de vidro reciclável – exige que o pátio onde os caminhões se movimentam para o carregamento da mercadoria esteja pavimentado –. Neste momento, toda a comunidade está sendo incentivada a encaminhar para reciclagem embalagens de vidro também. Portanto, pavimentar o pátio da cooperativa é imprescindível.
Ao final da reunião, depois de conhecer todos os detalhes da obra e as necessidades da cooperativa, o Prefeito Municipal Vander Masson determinou que fosse feito um estudo detalhado para apontar questões técnicas e jurídicas que poderiam interferir. A cooperativa fará um ajuste na rede coletora de águas pluviais e a reelaboração do projeto para permitir a pavimentação de forma a garantir espaço para a manobra dos caminhões dentro do pátio.
Na ocasião, os cooperados foram comunicados que o SAMAE está doando oficialmente um caminhão usado. “Eles [os cooperados] estavam sendo obrigados a comprar um outro caminhão para atender as demandas. Estamos colaborando, como sempre fizemos. Não sei exatamente qual será a finalidade, coleta de óleo de cozinha, lixo reciclável, enfim. Eles tem autonomia para isso”, disse em entrevista o Diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira.
O professor universitário Sandro Benedito Sguarezi, que é o Coordenador do Projeto Economia Solidária e um dos idealizadores da organização do sistema de coleta seletiva de forma cooperada coordenou a visita e está otimista quanto a uma resolução do problema. A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra tem desenvolvido parcerias para atender as demandas da COOPERTAN. Uma delas está permitindo a construção de uma nova área coberta. Um caminho semelhante deve ser adotado para atender a mais recente demanda, a pavimentação do pátio.
Clairton Weber – Assessoria de imprensa