Voltar

Exposição “Vale dos Dinossauros” será atração gratuita nas festividades do aniversário de Tangará da Serra

Tangará da Serra está completando 46 anos de emancipação político-administrativa e uma vasta programação é preparada para celebrar esta data tão importante. Além do tradicional Desfile Cívico, que ocorrerá na tarde do dia 13 de Maio (data do aniversário do Município), da Festa dos Estados, de visita às obras em andamento e do show nacional […]

Publicado em 02/05/2022

Tangará da Serra está completando 46 anos de emancipação político-administrativa e uma vasta programação é preparada para celebrar esta data tão importante. Além do tradicional Desfile Cívico, que ocorrerá na tarde do dia 13 de Maio (data do aniversário do Município), da Festa dos Estados, de visita às obras em andamento e do show nacional com Zezé di Camargo & Luciano, a população terá, inteiramente gratuito, a oportunidade de prestigiar a exposição “Vale dos Dinossauros”.

A programação foi apresentada pelo prefeito Vander Masson durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, dia 02. A atração “Vale dos Dinossauros” será lançada no dia 09 de maio (próxima segunda-feira), na Praça da Bíblia, local em que permanecerá até o dia 15 de maio, nos três períodos: matutino, vespertino e noturno, com entrada gratuita ao público.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon, explica que a exposição “Vale dos Dinossauros” é uma criação do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), além de parceria com a Assembleia Legislativa (AL/MT) e a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.

Quem passar pela exposição poderá conferir 11 réplicas animatrônicas (peças gigantes que reproduzem sons e movimentos dos animais pré-históricos) com a história de cada um dos dinossauros, contendo nome da espécie e datas em que os fósseis foram encontrados.

Uma dessas réplicas é o dinossauro Pycnonemosaurus Nevesi, que viveu em Chapada dos Guimarães (MT) há 70 milhões de anos, durante a era Mesozoica, na região onde hoje está localizada a comunidade Jangada Roncador. O predador de dentes afiados, que podia chegar a 4 metros de altura, 9 metros de comprimento e pesar até 2 toneladas, é um típico dinossauro da região Centro-Oeste do Brasil.

Programação completa

A programação completa do aniversário de Tangará da Serra será divulgada ainda esta semana. Os pontos altos das festividades serão o Desfile Cívico em 13 de Maio, com a participação de inúmeras escolas, associações, entidades, grupos e instituições do município; a Festa dos Estados, que ocorrerá entre os dias 12, 13 e 14 de maio, no Módulo Esportivo, com diversas atrações locais; o show/concerto Ihara e Zezé di Camargo & Luciano; Feira Gastronômica, no Módulo Esportivo, entre 12 e 14/05; e a retomada da Corrida Cidade de Tangará, marcada para ocorrer em 22 d emaio, com saída do Estádio Porfirão.

Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação