Voltar

IBGE e Prefeitura realizam primeira reunião de planejamento para o Censo 2022

Prefeito Vander Masson e equipe receberam coordenação do Censo 2022 A Prefeitura de Tangará da Serra sediou na manhã desta segunda-feira, dia 06/12, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas, […]

Publicado em 06/12/2021

Prefeito Vander Masson e equipe receberam coordenação do Censo 2022

A Prefeitura de Tangará da Serra sediou na manhã desta segunda-feira, dia 06/12, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas, contará com o apoio da administração municipal e deve gerar dezenas de postos de trabalho temporário.

Participaram da reunião, no Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPM), o prefeito Vander Masson, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Brito, o secretário de Administração, Arielzo da Cruz e Guia, o superintendente de Governo, Allyson Rodrigues Vargas, servidores da Prefeitura e o Coordenador Censitário Subárea do IBGE, Francklin dos Reis Santos de Sousa.

Prefeito Vander Masson e equipe receberam coordenação do Censo 2022

O prefeito Vander Masson destacou que as informações do Censo 2022 são importantes, pois ajudam a administração municipal no planejamento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, ação social, saneamento básico, dentre outros setores. “O IBGE tem todo o nosso apoio na realização do Censo 2022, oferecemos a eles, em parceria com a Câmara e a sociedade. Importante que a população atenda o Instituto, abra suas portas para o Censo que ocorrerá ano que vem”, disse o prefeito.

O coordenador censitário do IBGE, Francklin Reis, explica que esta foi a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 e que a previsão é de que no primeiro bimestre do ano que vem já esteja instalado na cidade o posto de coleta. A coleta de informações junto à população ocorrerá entre os meses de junho e agosto de 2022.

Prefeito Vander Masson e equipe receberam coordenação do Censo 2022

A princípio, o Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia por Covid-19. Com a perspectiva de retomada plena das atividades no país a partir do próximo ano, o IBGE voltou a planejar a pesquisa populacional. O primeiro censo realizado no Brasil em 1872 e, a partir do segundo, datado de 1990, passou a ocorrer a cada dez anos. O último levantamento do tipo feito pelo instituto foi feito em 2010. A expectativa é que as equipes estejam prontas para treinamento até o final do 1º trimestre.

Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação