Março inteiro em homenagem às mulheres tangaraenses
Coordenadora do GPPM Silvana Ló Masson comemora os resultados do mês de março dedicado às mulheres tangaraenses
Publicado em 31/03/2022

O Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM) completou um ano e desde seu início tem como prerrogativa organizar as atuações do serviço público municipal de forma sistêmica, em rede, uma bandeira da coordenadora Silvana Ló Masson. Este ano fomentou as comemorações do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, colocando em prática a Lei 3.534 de 2011, que instituiu a Semana Municipal da Mulher Tangaraense.
E o mês de março foi especial para as mulheres tangaraenses. Uma intensa programação acontecendo desde o dia 7, data em que ocorreu a abertura oficial da Semana Municipal da Mulher Tangaraense, com diversas atividades culturais e esportivas, homenagens, palestras, culminando com o Passei Ciclístico da Mulher Tangaraense, no dia 13.
Nesta Semana da Mulher, as secretarias de Assistência Social Cultura e Turismo e Educação, desenvolveram diversas atividades e homenagens nas suas unidades.
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as homenagens às servidoras aconteceram na Prefeitura, com a premiação da Mulher Destaque, de cada Secretaria.
No dia 4, no auditório do Fórum, aconteceu a reunião da Rede de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência, coordenada pela juíza Edna Ederli Coutinho, com o intuito de organizar a rede com informações, comunicação e capacitação de todos os atores. Estiveram presentes o prefeito Vander Masson e a coordenadora do GPPM Silvana Ló Masson, bem como representantes dos Poderes Executivo Estadual e Municipal, Legislativo, Judiciário e sociedade civil organizada. A tarefa resultante da reunião é a de que todos os parceiros participantes da Rede de Proteção criem um documento conjunto que demonstre o fluxo de atendimento às vítimas de violência doméstica.
De 09 a 18 de março aconteceu o curso Páscoa Empreendedora, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e do Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres. Foram 54 alunas inscritas, mulheres que são atendidas pelos CRAS e CREAS, dentro do programa de acompanhamento integral desenvolvido pelas unidades da Secretaria de Assistência Social.
Durante o curso as mulheres aprenderam a fazer ovos de páscoa e trufas e como comercializar seus produtos. Foram 60 quilos de chocolate, transformados em ovos, cerca de 300 unidades, que serão doados às crianças do CRAS na Páscoa.
Além da capacitação todas receberam um kit contendo barras de chocolates e embalagens, como incentivo para desenvolver um empreendimento e garantir renda própria.
Na manhã do dia 13, domingo, aconteceu o 1° Passeio Ciclístico da Mulher Tangaraense, realizado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Esportes, encerrando a Semana da Mulher Tangaraense.
No dia 14 teve a aula inaugural do curso de Costureiro Industrial do Vestuário. O curso tem 20 mulheres inscritas e as aulas práticas serão realizadas na unidade móvel do Senai, uma carreta equipada com máquinas e matéria-prima. Este curso é parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social (Semas- Acessuas),com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc). O curso tem duração de 60 dias, 200 horas de aula, das 18 às 22 horas, de segunda a sexta-feira.
Nos dias 18 e 19 aconteceu o 1° Encontro de Mulheres Haloti Paresi Kozarene na Aldeia Rio Verde, Terra Indígena Paresi, município de Tangara da Serra-MT, com o objetivo de reunir as diversas aldeias da região, abordando os temas agricultura familiar, saúde da mulher, noções básicas para uma alimentação saudável e combate à violência doméstica. O evento contou com a participação da Secretaria de Assistência Social do Município, com atendimentos do Cras e Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e palestras da Patrulha Maria da Penha. Também teve como objetivo discutir a criação da associação de mulheres indígenas. Mulheres Haloti buscando protagonismo e respeito! (ver mais no https://www.facebook.com/profile.php?id=100067217011893) fotos gentilmente cedidas
No dia 21, a Prefeitura através da Secretaria de Esportes, doou 66 tatames para a Força Tática de Tangará da Serra, para possibilitar o desenvolvimento do projeto de defesa pessoal para mulheres, utilizando o esporte e as artes marciais como forma de propiciar às mulheres vítimas de abuso a chance de defesa, dignidade e esperança. A coordenadora do GPPM, Silvana Masson, representando o Prefeito Vander Masson, celebra mais essa parceria da Rede de Proteção.
No dia 25 a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Tangará da Serra (BPW) realizou homenagem às mulheres, com diversas atividades, entre elas o talk show “Comunicação assertiva para o fortalecimento feminino”.
Também no dia 25 de março a partir das 19 horas houve sessão solene em homenagem ao mês da Mulher, na Câmara Municipal de Tangará, onde foram entregues certificados “Mulher Cidadã” a 42 personalidades femininas.
Já na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso, em Cuiabá, às 16 horas do dia 25, a primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Silvana Ló Masson, foi homenageada na Sessão Solene da Assembleia Legislativa de Moção de Aplausos, realizado pela Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso-APDM, no auditório da AMM. A secretária de Assistência Social Márcia Kiss representou-a no evento e também foi homenageada.
Regina Guanaes / GPPM