Voltar

Acessibilidade: Município recebe óculos com dispositivo de leitura para alunos cegos

O dispositivo portátil de visão artificial foi entregue nesta segunda-feira, 12 pelo diretor da Diretoria Regional de Ensino (DRE), Saulo Scariot em uma cerimônia no Gabinete de Políticas Públicas. Participaram deste momento a Primeira-dama e Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), Silvana Ló Masson, que articulou para que esse equipamento chegasse até […]

Publicado em 13/12/2022

O dispositivo portátil de visão artificial foi entregue nesta segunda-feira, 12 pelo diretor da Diretoria Regional de Ensino (DRE), Saulo Scariot em uma cerimônia no Gabinete de Políticas Públicas. Participaram deste momento a Primeira-dama e Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), Silvana Ló Masson, que articulou para que esse equipamento chegasse até essas pessoas, o Coordenador de Tecnologia da DRE/Tangará, Roger, Chefe do Departamento Pedagógico da Semec, Eliane Santiago, além dos três alunos e servidores cegos do Município que foram presenteados com esta tecnologia a Jéssica Soares que é cega de nascença e servidora pública do Município no Centro Educacional Isoldi Stork, o Pedro de Souza Santos, ficou cego já durante a vida adulta e é Bibliotecário também na Isoldi Stork e o pequeno João Guilherme de 2 anos, que nasceu prematuro e perdeu a visão ainda bebê.

De acordo com o diretor da DRE/Tangará, Saulo Scariot, este é um equipamento que a princípio foi destinado aos alunos da rede Estadual de ensino. “Mas o Governo do Estado entendendo esta necessidade, destinou os óculos para toda a população de Mato Grosso, vinculados a secretaria de educação”, explicou.

Para a primeira-dama, a inclusão social dessas pessoas, por meio de programas e serviços especializados, auxiliam no aprendizado, proporcionando acesso ao conhecimento. “Eu estou muito feliz, porque faz um ano que conheci essa tecnologia e hoje ela está aqui a disposição para as pessoas de Tangará da Serra. Minha satisfação é enorme, poder contribuir para inclusão dessas pessoas no nosso município. Ganhei meu presente de Natal”, ressaltou emocionada a primeira-dama e Coordenadora do GPPM, Silvana Ló Masson.

Um momento considerado ímpar na vida dessas pessoas que hoje podem celebrar a inclusão. “É uma sensação indescritível é muito emocionante. Eu vejo que é uma vitória, porque há pouco tempo não tinha essa possibilidade a agora a gente chegar aqui e alcançar essa conquista incrível para aumentar nossa efetividade, nossa autonomia, nossa produtividade para sociedade, é um momento histórico. É um marco mesmo”, disse emocionada a Servidora Pública, cega, Jéssica Soares.

“Agora eu não vou mais deixar os livros de ponta cabeça na biblioteca. Vocês não fazem ideia do que estamos sentindo. É viver na prática a inclusão sem ter que pedir toda hora pra algum colega ler ou mostrar algo pra gente. É a nossa autonomia de fato”, afirmou Pedro.

CONHEÇA O DISPOSITIVO

O aparelho tem câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário que fotografa, escaneia e transforma textos de qualquer superfície em áudio instantaneamente, além de reconhecer rostos e produtos.

O dispositivo possui controle de velocidade, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto; permite escolher entre voz masculina e feminina; e tem comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura. Tudo isso offline.

É a única tecnologia que reconhece até 200 produtos previamente cadastrados. Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário.

A OrCam é uma startup israelense, com sucesso reconhecido mundialmente, que vem desenvolvendo tecnologias para garantir visão artificial e melhor qualidade de vida às pessoas que sofrem de deficiência visual.

Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa