Piquenique das libras: evento marcará o início das atividades relativa ao Dia Nacional do Surdo
A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação está promovendo e realizando atividades com o objetivo de propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Os surdos (incluídos aqui desde os níveis mais simples aos mais severos e ou […]
Publicado em 22/09/2022

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação está promovendo e realizando atividades com o objetivo de propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Os surdos (incluídos aqui desde os níveis mais simples aos mais severos e ou sem audição nenhuma) constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros.
No próximo sábado (24/09), o “Piquenique das libras”, como está sendo chamado o momento de lazer que vai acontecer na Vila Olímpica deve reunir servidores das Secretarias de Saúde (que está propondo a realização de uma campanha de multivacinação, inclusive contra a poliomielite), Assistência Social, o Núcleo Centralizado de Adolescentes – NUCA e a própria Secretaria Municipal de Esportes.
A ação faz parte da Semana do surdo que recebe um tratamento diferenciado já há 21 anos em Tangará da Serra e será uma boa oportunidade para aprender os sinais básicos e praticar libras. Contudo, é apenas o começo. A coordenadora do setor de educação especial da SEMEC, Márcia Rufino, destaca os eventos da próxima semana, dias 26 e 27 de setembro. No dia 26/09, às 19h uma “Mesa redonda” com Arnaldo Teixeira, Sihamy Torres Akel Ahmad, Ed Reger Marques e Pamella Fernandes onde será debatido o tema: “Experiências surdas: trajetória escolar e profissional”. Ainda nesta noite “Pesquisas voltadas à educação e cultura surda”, mesa redonda com Josiane Santiago de L. Pereira, Marciele Keila Heidmamm e Alessandra M. Leite. Lançamento do Projeto Literário de livros infantis de Jane Strey.
No dia 27/09 duas palestras. A primeira com Nilcimar Tayano “Educação de Surdos: prática de ensino bilíngue (libras e Língua Portuguesa) no CMEE Isoldi Storck” e a segunda palestra da noite será proferida por profissionais do Núcleo de Apoio Educacional da Secretaria Municipal de Educação. Para participar dos eventos (no Centro Cultural) os interessados devem fazer sua inscrição pelo link: https://forms.gle/BEHocYpDmubrUP7t6
Clairton Weber – Assessoria de imprensa