Voltar

Prefeito Vander Masson vistoria transposição de água do Rio Russo

O prefeito municipal, Vander Masson, vistoriou no final de semana a represa de onde está sendo feita a captação e transposição de água do Córrego Russo até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Queima-pé, para abastecer a cidade de Tangará da Serra. A captação é feita com a ajuda de um conjunto […]

Publicado em 20/09/2021

O prefeito municipal, Vander Masson, vistoriou no final de semana a represa de onde está sendo feita a captação e transposição de água do Córrego Russo até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Queima-pé, para abastecer a cidade de Tangará da Serra. A captação é feita com a ajuda de um conjunto de equipamentos composto por um motor e uma bomba d’água.

No local, o prefeito certificou que a transposição ocorre normalmente, bombeando água do Russo até a cabeceira do Córrego Uberaba, seguindo posteriormente até o Rio Queima-pé, por gravidade. Servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) se revesam no local de onde a captação é feita. Cerca de 150 mil litros de água são captados por hora.

Córrego Russo, de onde está sendo captado água

O prefeito observou que a vazão do Córrego Russo aumentou consideravelmente nos últimos dias, o que significa que o volume de água da represa subiu, confirmando sua eficácia para o abastecimento da cidade. “Mesmo com o volume de água que está sendo captado diariamente, a represa mantém estabilidade, aumentando inclusive a vazão, não comprometendo o restante da extensão do Córrego”, destacou.

O chefe do Executivo explica que a transposição de água do Córrego Russo foi uma medida a curto prazo adotada e com antecedência pelo Poder Público Municipal, com o objetivo de minimizar os impactos da crise hídrica para a população.

“Com a captação de água do Russo e as medidas de racionamento e rotatividade no fornecimento para os bairros buscamos minimizar os efeitos da seca, garantindo o abastecimento, ainda que de maneira racionada, dia sim e dia não, para todos os moradores”, disse o prefeito.

Ele explica que enquanto ocorrem os trâmites burocráticos, como licitação e aquisição de materiais e equipamentos, para a captação e adução de água do Rio Sepotuba, o Município adotou medidas emergenciais para abastecer a cidade. “Agimos com antecedência, decretamos situação de emergência e avançamos no processo de licitação para aquisição da tubulação para captar água do Sepotuba, nossa expectativa é que até o final do ano tenhamos adquirido os tubos e já possamos iniciar a obra”, disse.

Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação