Voltar

Prefeitura lança programa de apoio à pessoas em situação de rua

  A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, com apoio do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPM), lançou nesta sexta-feira, 25/06, o programa Circuito do Cuidado, criado com o intuito de promover o acesso de pessoas em situação de rua a serviços socioassistenciais e demais políticas públicas. De acordo com a […]

Publicado em 25/06/2021

 

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, com apoio do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPM), lançou nesta sexta-feira, 25/06, o programa Circuito do Cuidado, criado com o intuito de promover o acesso de pessoas em situação de rua a serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Adorno, o programa Circuito do Cuidado vai atender jovens, adultos e idosos que utilizam as ruas, praças e parques de Tangará da Serra como moradia, garantindo sigilo e atendimento humanizado, livre de coersão e preconceitos.

Um ônibus foi personalizado especialmente para o programa e será utilizado para ofertar uma gama de serviços que vão desde a oferta de alimentação e kits de higiene até atatendimento psicossocial e encaminhamento para locais adequados como o albergue e comunidades terapêuticas.

O prefeito Vander Masson, que lançou o projeto, ao lado da secretária e de parceiros, relatou que a gestão municipal está alicerssada em dois pontos primordiais, com foco no empreendedorismo e em ações humanizadas, atendendo a toda a população com respeito, amor e atenção.

Com o Circuito do Cuidado, serão feitas, inicialmente, abordagens sociais, que consistem na aproximação dos trabalhadores da área com a população em situação de rua para apresentação do serviço ofertado e convite ao público-alvo para participar do Circuito. Ser a ofertada alimentação a essas pessoas, cuidados com higiene pessoal, como banho e escovação dos dentes, além de acesso à roupas e calçados limpos.

Durante o Circuito, esses moradores também terão acesso a corte de cabelo e barba, a kit de prevenção ao COVID-19, bem como atendimento psicossocial, acolhimento no Albergue Municipal São Judas Tadeu e, se assim quiserem, poderão ser encaminhados para comunidades terapêuticas para tratamento de dependência alcoólica e/ou química.

As ações serão feitas mensalmente pelos profissionais envolvidos, incluindo assistentes sociais, psicólogos e voluntários.

Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação