Voltar

Prefeitura Municipal realiza mutirão de testagem rápida no Dia de Combate ao HIV

No Dia Mundial de Sensibilização e Combate ao HIV (1 de dezembro), a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento), realizou um mutirão de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, na praça da antiga Prefeitura. De acordo com Claudia Cunha, enfermeira do CTA/SAE, […]

Publicado em 01/12/2022

No Dia Mundial de Sensibilização e Combate ao HIV (1 de dezembro), a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento), realizou um mutirão de testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, na praça da antiga Prefeitura.

De acordo com Claudia Cunha, enfermeira do CTA/SAE, o índice de HIV está cada vez mais atingindo os jovens, e o intuito do mutirão foi levar à população alguns serviços que são oferecidos no Centro de Testagem e Aconselhamento e nas USF’s do município, como testagem e orientação. A equipe dessa ação contou com um psicólogo e enfermeiras que realizaram os testes e esclareceram dúvidas referentes a prevenção das IST’s – Infecções Sexualmente Transmissíveis e o uso correto dos preservativos masculino e feminino.

A testagem é realizada de forma rápida e segura, todos os 4 testes – HIV, Hepatite B, C e Sífilis – são ofertados e o resultado é completamente sigiloso.

O CTA/SAE Tangará da Serra foi criado em 2006, iniciando os trabalhos em 2007. Por mês, são feitos pouco mais de 500 testes e cerca de 1.700 pacientes recebem atendimentos da equipe multiprofissional que é composta por: médico infectologista, enfermeira, ginecologista, psicólogo, nutricionista, farmacêutica e técnica de enfermagem.

O CTA/SAE fica localizado na Rua Sebastião Barreto (Rua 8), nº 308-S, anexo ao Posto Central.

Theodora Malacrida/Julia Ribeiro – Assessoria de Imprensa