Voltar

Projeto de recuperação da Casa de Rondon segue em andamento em Tangará da Serra

A Casa de Rondon, construída em 1.906 no Assentamento Antônio Conselheiro em Tangará da Serra, servia como uma das bases para a comitiva de Rondon. Essa comitiva era responsável por levar linhas telegráficas para as comunidades distantes. Tamanha importância fez com que a casa se tornasse ‘Patrimônio de Mato Grosso’ e foi nesta gestão, há […]

Publicado em 13/01/2023

A Casa de Rondon, construída em 1.906 no Assentamento Antônio Conselheiro em Tangará da Serra, servia como uma das bases para a comitiva de Rondon. Essa comitiva era responsável por levar linhas telegráficas para as comunidades distantes. Tamanha importância fez com que a casa se tornasse ‘Patrimônio de Mato Grosso’ e foi nesta gestão, há cerca de dois anos, que uma reforma começou a ser feita.

Esse processo de recuperação da casa vem sendo realizado em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e também Educação.

Pra que a recuperação pudesse se tornar realidade foi preciso desenvolver um projeto. O “Casa de Rondon”, foi elaborado por servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e contemplados no Edital MT Preservar da Secretaria Estadual de Cultura (Secel/MT).

A arquitetura da casa guarda detalhes da época em que foi construída. As paredes foram feitas com tijolos de adobe, uma mistura de barro e capim, mesmo material utilizado na reforma. O telhado da casa era coberto com as “telhas nas coxas”, segundo relatos históricos, os escravos doentes ou incapacitados eram encarregados de modelar o barro nas coxas, e elas continuam preservadas. Detalhes que fazem a diferença no local.

Primeira-dama em substituição visita a Casa de Rondon com Secretário de Cultura e Turismo, Welingotn Machado

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, o intuito é fazer do local um ponto Turístico Cultural. “A gestão do prefeito Vander Masson vê a importância histórica que a casa tem para o município e para o estado de Mato Grosso. E é um anseio de todos nós abrir este local para visitação, é uma verdadeira aula de história e cultura ao ar livre”, finalizou Welington Machado Rondon.

Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa