Voltar

Secretaria de Cultura e Turismo de Tangará da Serra participa de reunião do Grupo Gestor da Região Turística das Nascentes

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 15/03, a primeira reunião do ano do Grupo Gestor da Região Turística das Nascentes, formado pelos municípios de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Tangará da Serra, […]

Publicado em 16/03/2021

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 15/03, a primeira reunião do ano do Grupo Gestor da Região Turística das Nascentes, formado pelos municípios de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio.

Reunião do grupo ocorreu online nesta segunda-feira (Foto: Reprodução)

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Tangará da Serra, Welington Machado Rondon, trata-se de uma Instância de Governança de Turismo criada pelo Ministério do Turismo, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que pensa, planeja e executa políticas públicas entre municípios com vocações turísticas semelhantes.

Pelo Programa de Regionalização do Turismo, o País está dividido em 05 macrorregiões, sendo que o estado de Mato Grosso compõe a região Centro-Oeste e seus municípios estão agrupados em 14 regiões turísticas.

O PRT, além de convergir ações entre o Governo Federal, Estados e Municípios, proporciona vários benefícios para os participantes. Mas, para fazer parte, os municípios precisam cumprir alguns pré-requisitos, tais como: possuir Conselho municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo ativos; destinar orçamento para o setor; possuir empresas cadastradas no Cadastur, entre outros.

“Na reunião de hoje, além da apresentação dos novos gestores públicos municipais de turismo tratamos a execução do Plano de Trabalho Regional, um pacote de ações para o desenvolvimento do turismo em todos os municípios, de forma igualitária. A liderança do grupo está sob a nossa responsabilidade, em conjunto com os dirigentes de turismo de Barra do Bugres”, destacou.