Voltar

Secretaria Municipal de Educação: atender toda a demanda e melhorar os índices são as principais metas para 2023

Reforma, ampliação e construção de novas unidades escolares foi a tônica do ano que passou na Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra. Contudo, as ações da SEMEC alcançaram outras áreas do universo escolar e que tem papel preponderante no atendimento ao público estudantil. Ao município cabe atender crianças em idade escolar até os […]

Publicado em 23/01/2023

Reforma, ampliação e construção de novas unidades escolares foi a tônica do ano que passou na Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra. Contudo, as ações da SEMEC alcançaram outras áreas do universo escolar e que tem papel preponderante no atendimento ao público estudantil. Ao município cabe atender crianças em idade escolar até os anos finais do ensino fundamental (9º ano). Até bem pouco tempo, crianças que dependiam do ensino público começavam seus estudos com cerca de 7 anos sendo matriculados na primeira série.

Nos dias que correm, a realidade é completamente diferente: em Tangará da Serra já estão sendo atendidas crianças com idade entre 4 e 11 meses. O projeto-piloto iniciou em 2021 no CME Luiz Simões Matias, na grande Vila Horizonte e agora está sendo ofertado em outros pontos da cidade onde o município tem unidades de ensino ativas. A criação desta modalidade de atendimento “berçário” é destacada pelo Secretário Municipal de Educação, professor Vagner Constantino Guimarães. “Neste ano vamos atender cerca de 100 crianças nessa modalidade”.

No ano que passou a Secretaria Municipal de Educação atendeu exatos 12.410 alunos distribuídos nas 26 unidades de ensino sediadas na área urbana, nas seis unidades de ensino rurais e nas cinco indígenas. Nas escolas do campo, como são chamadas as situadas no interior, foi implantado o sistema de ensino integral. Também foi integral o pagamento do piso salarial do ensino básico estabelecido no país. Inclusive, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra pagou o piso desde o início do ano letivo a todos os educadores (de janeiro a dezembro).

Conforme o Secretário Vagner Constantino, em 2021 foram incorporados à Rede Municipal de Ensino mais de 200 profissionais de educação, contratados via concurso público. Os professores receberam um computador pessoal e tem apoio financeiro para acessar a internet utilizada via de regra para planejar e preparar as aulas. O redimensionamento, a relocação de turmas e um melhor ordenamento do sistema, elaborado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação permitiu otimizar o transporte escolar, área muito importante e que tem reflexos sobre a qualidade do ensino. Ao longo de 2022 a frota de ônibus foi totalmente reformulada. A Prefeitura Municipal adquiriu 26 novas unidades. Outros quatro veículos foram cedidos pelo Governo do Estado.

As condições físicas das unidades de ensino também deram um salto de qualidade ao longo do ano que passou. A reforma e ampliação das escolas vai oportunizar novas vagas para todas as faixas de ensino oferecidas pela SEMEC, podendo chegar a 1.400 ao longo do ano. Isso ocorre porque algumas obras estão em andamento e a conclusão se dará ao longo de 2023.

Uma escola nova está pronta, já foi entregue pela construtora e a Secretaria de Educação trabalha para colocar em operação a unidade de ensino. Estamos falando do CME Professora Iracema Casagrande, no Jardim dos Ipês, onde foram investidos cerca de 7 milhões de reais. A unidade terá capacidade para atender até 500 crianças com idade entre três e cinco anos, funcionando em dois turnos. “Nossa meta é atender toda a demanda que temos no município com a educação infantil. Estamos proporcionando um ambiente aconchegante e apropriado para as crianças”, ressaltou o Prefeito Municipal Vander Masson em recente visita às instalações da escola.

Melhorar os índices educacionais é a principal meta a ser alcançada neste ano de 2023. O Secretário Municipal de Educação, professor Vagner Constantino salientou que os atuais índices em que o município se encontra não são ruins, mas precisam e podem melhorar. “Para isso é que fizemos os investimentos, que não foram somente na estrutura física. Investimos em material pedagógico, cursos de formação continuada. Demos todo o suporte necessário aos educadores. Nossa meta é estar entre os melhores municípios quando o assunto é qualidade no ensino-aprendizagem”, disse.

Guimarães informou que ainda antes do início do ano letivo serão inauguradas as instalações do CME Professora Iracema Casagrande no Jardim dos Ipês e o CME Tia Lina na Vila Esmeralda. O CME Tânia Arantes que hoje funciona num prédio alugado no Jardim do Lago, será transferido para o prédio próprio, que vem sendo reformado e ampliado no local onde funcionava a Escola Estadual Bento Muniz. A obra deverá estar concluída em junho.

Podemos destacar também um trabalho que é feito pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso na construção de quadra coberta da Escola Militar Tiradentes (antiga Escola Vereador Emanoel Pinheiro) no centro da cidade e a reforma da Escola Estadual Patriarca da Independência, no Distrito de Progresso.

A SEDUC está elaborando o projeto para a construção de um novo prédio para abrigar a Escola Militar Tiradentes que deverá ser construído num terreno situado na Avenida das Palmeiras, no Residencial Tarumã, já disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.

Clairton Weber – Assessoria de imprensa