Voltar

Secretaria Municipal de Saúde: novos veículos já estão em operação

O atendimento ao público feito pela Secretaria Municipal de Saúde ganhou novo impulso neste mês de fevereiro. O anúncio da contratação das empresas que possibilitarão o funcionamento do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, com estimativa de realizar mais de 400 procedimentos ao mês, criou uma expectativa bastante positiva na comunidade. Quando em pleno funcionamento, o […]

Publicado em 27/02/2023

O atendimento ao público feito pela Secretaria Municipal de Saúde ganhou novo impulso neste mês de fevereiro. O anúncio da contratação das empresas que possibilitarão o funcionamento do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, com estimativa de realizar mais de 400 procedimentos ao mês, criou uma expectativa bastante positiva na comunidade. Quando em pleno funcionamento, o Hospital Municipal vai realizar cirurgias ortopédicas, partos, exames de imagens e terá o suporte de 10 leitos de tratamento intensivo – UTI.

Além disso a frota de veículos utilizada para operações de translado de pacientes (ambulâncias) e de passageiros para exames e tratamentos especializados que são feitos na Capital do Estado tiveram uma melhora considerável. Destacamos o micro-ônibus de 36 lugares, adquirido recentemente com recursos destinados por emenda parlamentar do Deputado Estadual Ondanir Bortolini (PSD), o Deputado Nininho e complementados com recursos do município.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Wellington Bezerra, o sistema de triagem, cadastramento e transporte de passageiros para atendimento de saúde em Cuiabá está melhor e mais seguro. “Ninguém fica para trás por falta de lugar. Sendo necessário colocamos para rodar uma das vans que compramos recentemente. Além disso, podemos fazer o rodízio dos veículos, fazendo a manutenção mecânica adequada”, observou Bezerra, acrescentando que chegar a esse ponto “foi uma grande vitória”.

Os municípios são responsáveis pelo atendimento à saúde básica, o atendimento primário. Então, o primeiro atendimento é sempre nas Unidades de Saúde da Família – USF e são os profissionais destas unidades (médicos, enfermeiros e atendentes) que fazem os encaminhamentos necessários, que muitas vezes resultam em novas consultas ou procedimentos na Capital do Estado, Cuiabá.

Clairton Weber – Assessoria de imprensa