Voltar

Semec e PM iniciam ações do PROERD que em 2022 atenderá mais de 600 alunos da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a Polícia Militar deram início nas ações para o desenvolvimento das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nos Centros Municipais de Ensino (CME’s) de Tangará da Serra. A primeira reunião, com instrutores e coordenadores do projeto, e diretores e coordenadores de sete […]

Publicado em 11/08/2022

A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a Polícia Militar deram início nas ações para o desenvolvimento das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nos Centros Municipais de Ensino (CME’s) de Tangará da Serra. A primeira reunião, com instrutores e coordenadores do projeto, e diretores e coordenadores de sete escolas, ocorreu na tarde desta quarta-feira (10), no auditório do Centro Municipal de Ensino Especial (CMEE) Isoldi Storck.

Participaram da reunião e apresentaram a metodologia e os objetivos do PROERD, a representante da SEMEC, Jucineide Zaffonato, Coordenadora do Ensino Fundamental; e os instrutores do PROERD, 2° Sargento PM Fernando Souza Andrade e 3° Sargento PM Andréia Soares da Silva Andrade.

Jucineide explica que em 2022 serão contempladas com as ações do PROERD turmas de quintos anos dos Centros Municipais de Ensino Ayrton Senna, Laura Vieira de Souza, Fábio Diniz Junqueira, Décio Burali, Gentila Suzin Muraro, Silvio Paternez e Fausto Eugênio Masson. Em média, 623 alunos serão atendidos.

O Sargento Andrade, ao apresentar o programa, destaca que o PROERD como parceiro estratégico tem se mostrado eficiente em questões na esfera da prevenção primária, com os seguintes resultados: coíbe o vandalismo, reduz a violência, reduz o envolvimento com drogas, leva segurança para o ambiente escolar, fortalece o elo entre a população e a PM e melhora o comportamento e comprometimento dos alunos quanto a se tornar um bom cidadão responsável por suas escolhas.

Novas reuniões acontecerão ao longo das próximas semanas nas sete escolas que receberão as ações, envolvendo direção, coordenação e pais, assim como os coordenadores e instrutores do PROERD na cidade. A previsão de início das aulas é para a primeira semana do mês de setembro.

O PROERD é um programa que existe há 20 anos em Mato Grosso, obtendo bons resultados no enfrentamento às drogas. Em Tangará da Serra, no ano de 2021 foram atendidos cerca de 750 alunos de 11 escolas municipais.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

É um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma), desenvolvem amplo curso de prevenção às drogas e a violência.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de entorpecentes e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Alexandre Rolim/Assessoria Semec