Voltar

Semec realiza seminário de práticas pedagógicas

Pnaic visa alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade

Publicado em 06/02/2015

A Secretaria de Educação de Tangará da Serra realizou ontem, no Centro Cultural, o III Seminário de Práticas Pedagógicas Alfabetizadoras e VI Encontro de Professores Alfabetizadores: “Alfabetizar Letrando” com objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Estas ações estão inseridas nos Centros Municipais de Ensino pelos professores cursistas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2014 (Pnaic). Participaram professores alfabetizadores, coordenadores e professores dos anos iniciais.


Este seminário contempla a formação continuada e é resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano passado, além de um momento para troca de experiências entre os profissionais. Em 2013 quando o Pnaic foi implantado no município foi trabalhada linguagem e em 2014 a disciplina de matemática. “Primeiro os profissionais estudam o que é a atividade, montam seus objetivos, elabora um cronograma, faz a atividade, trabalha com o aluno e agora apresentam os resultados. No final do ano já fizemos uma avaliação com os alunos e percebemos que já tem um avanço significativo. É um programa que vem ajudando também o professor porque quando surge a dúvida de não saber o que aplicar para algum aluno essa troca de informações faz a diferença”,  explica a secretária, Iolanda Garcia.


Ainda de acordo com a secretária, este ano tudo indica que o Ministério da Educação irá abordar ciência, geografia e história porque é um sequencia das disciplinas, usando a mesma metodologia, mas com o conteúdo voltado para as diferentes disciplinas.