Voltar

Servidores da SEMMEA participam de capacitação de descentralização da gestão ambiental

O curso de capacitação começou nesta terça-feira, 8. É ministrado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e conta com a participação de gestores e técnicos dos órgãos de meio ambiente. Segundo a Superintendente de Gestão de Descentralização, Hellen Ferreira, o estado já descentralizou mais de 50 municípios. “O nosso setor é responsável pra ensinar […]

Publicado em 08/11/2022

O curso de capacitação começou nesta terça-feira, 8. É ministrado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e conta com a participação de gestores e técnicos dos órgãos de meio ambiente.

Segundo a Superintendente de Gestão de Descentralização, Hellen Ferreira, o estado já descentralizou mais de 50 municípios. “O nosso setor é responsável pra ensinar a passar para as prefeituras o processo de descentralização, mas pra que a gente repasse essa missão de licenciamento como a Sema faz, é preciso aprender, por isso a capacitação”, informou a Superintendente.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tangará da Serra (SEMMEA) está com oito servidores e o intuito é formar técnicos municipais para o licenciamento de baixo de médio impacto. Lembrando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente é descentralizada já há mais de 10 anos, conforme informou o Secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lançone. “Nós já temos um corpo técnico capacitado pra proceder com essas demandas, mas o aprendizado é constante, é diário. Existe um rol de atividades que foram descentralizadas do governo federal para o governo do estado. E verificando algumas capacidades técnicas de cada município, o governo do estado descentralizou algumas atividades. Hoje são aproximadamente 220 atividades que são de responsabilidade da secretaria municipal de meio ambiente para realizar os processos de licenciamento”.

O Prefeito Municipal Vander Masson não pode participar da abertura por compromisso de agenda, mas salientou a importância das equipes participarem de capacitações.

Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa