Tangará da Serra entra pra história e lança nova cultivar de bananeira tipo Terra
Uma nova cultivar de banana tipo terra, conhecida como banana de fritar, foi lançada nesta quarta-feira, 9 na Estância São Francisco, na área do produtor rural Eduardo Carneiro Teixeira em Tangará da Serra. O Dia de Campo foi realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura (SEAPA), em parceira com a Embrapa (Empresa Brasileira […]
Publicado em 10/11/2022

Uma nova cultivar de banana tipo terra, conhecida como banana de fritar, foi lançada nesta quarta-feira, 9 na Estância São Francisco, na área do produtor rural Eduardo Carneiro Teixeira em Tangará da Serra. O Dia de Campo foi realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura (SEAPA), em parceira com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) por meio da Empaer (Empresa Matogrossense de pesquisa, Assistência e Extensão Rural).
O Dia de Campo contou com a participação de cerca de 300 pessoas, entre elas, Secretários de Agricultura de 15 municípios do Estado, Prefeito Vander Masson, primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM) Silvana Ló Masson, Secretário Municipal de Agricultura Rogério Rio, presidentes e técnicos da Embrapa e da Empaer, além da Secretária Estadual de Agricultura Familiar Teté Bezerra, destacando a importância do evento. “Cento e cinco mil famílias de Mato Grosso fazem parte da Agricultura Familiar. Esta nova cultivar vem pra dar mais oportunidades pra esses trabalhadores. Estamos fazendo com que essas mudas cheguem a todas as propriedades que queiram produzir a banana da Terra-Anã o mais rápido possível”, enfatizou Teté Bezerra.
O Prefeito Vander Masson acrescentou ainda a importância das pesquisas. “Tangará da Serra foi palco para pesquisas dessa nova cultivar de banana de fritar, a BRS Terra-Anã e hoje estamos fazendo o lançamento dela. Isso pra nós é motivo de muito orgulho, porque somos um município que se preocupa com as pessoas que vivem da agricultura familiar. Todos juntos estamos construindo uma Tangará melhor e entrando pra história”, ressaltou o Prefeito Vander.
Diferencial da BRS Terra-Anã
A cultivar apresenta frutos com características semelhantes a cultivar tradicional, porém com alta produtividade, maior número de frutos por cacho e porte baixo, o que facilita as operações de manejo e colheita
O novo material foi introduzido e selecionado pelo Programa de Melhoramento Genético de Banana e Plátano, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, se destacando nos trabalhos de pesquisa em diferentes regiões do Brasil, principalmente em Mato Grosso.
Vale ressaltar que banana é a principal fruta produzida no Estado, possui uma área de quase 7 mil hectares e uma produção de 72 mil toneladas, segundo dados do IBGE de 2021. O cultivo da bananeira é explorado, principalmente por pequenos produtores e assentados, sendo a cultura a principal fonte de renda e alimento da agricultura familiar.
O potencial de produtividade da BRS Terra-Anã está em torno de 30 toneladas por hectare, em condições favoráveis da lavoura, e pode ser cultivada em plantios adensados. Apresentam, em média, de 8 a 9 pencas e 45 a 50 frutos por cacho. A bananeira do tipo Terra, também conhecida como banana da terra ou plátano, será mais uma opção de cultivo para os produtores.
Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa