Voltar

Tangará lança o Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Mulher

O prefeito Vander Masson e a coordenadora do GPPM, Silvana Ló Masson, convidam a todos os cidadãos e cidadãs a participarem do lançamento do Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Mulher e do lançamento das campanhas Agosto Lilás e Dourado dia 01 de agosto, às 14 horas, no Centro Cultural

Publicado em 28/07/2022

A Prefeitura de Tangará da Serra, através do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM) e em parceria com a Rede de Proteção Social, convida as cidadãs e cidadãos a participarem do lançamento do Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Mulher e do lançamento das campanhas Agosto Lilás e Dourado, no Teatro do Centro Cultural, dia 01 de agosto de 2022, às 14 horas.

O Agosto Lilás é o mês de mobilização para conscientização e combate à violência contra a mulher e quando se comemora o  aniversário da Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006). De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado de Mato Grosso, o primeiro semestre de 2022 apresentou uma redução de 5% nos casos de feminicídio em relação ao mesmo período de 2021. De janeiro a junho de 2021, o Estado registrou o assassinato de 22 mulheres vítimas de violência doméstica, e nos seis primeiros meses de 2022, foram 21 feminicídios. Nos 12 meses do ano passado, 43 mulheres foram vítimas deste tipo de crime.

Os municípios mato-grossenses que registraram feminicídios em 2022 foram: Rondonópolis (3 casos), Colíder (2), Várzea Grande, Alta Floresta, Campo Verde, Curvelândia, Colniza, Confresa, Cuiabá, Juara, Nova Monte Verde, Poconé, Poxoreo, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Sapezal, Sorriso e Vera, com um caso cada.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Esta campanha é realizada pelo Sistema Único de Saúde, nas Unidades Básicas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que atendem gestantes do município.

O Fórum Permanente de Políticas Públicas para a Mulher foi constituído pelo Decreto 226, de 14 de julho de 2022 e publicado no Diário Oficial do Município de Tangará da Serra nº 4.026, de 18 de julho de 2022. O objetivo do Fórum é realizar a Consulta Pública do Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Tangará da Serra, a partir das 08h00 do dia 01 de agosto de 2022, até às 23h59min do dia 11 de setembro de 2022, disponível em ambiente virtual onde os participantes poderão escolher, entre 19 temas, as propostas que consideram necessárias e sugerir novas propostas.

A coordenadora do GPPM, Silvana Ló Masson, convida a todos os cidadãos e cidadãs a acessarem o endereço eletrônico: https://tangaradaserra.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5  e colaborarem com a construção do Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Tangará da Serra – MT.

Regina Guanaes MTb 1265 / GPPM