Voltar

Veja como foi o Desfile Cívico de 7 de Setembro em Tangará da Serra

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou nesta quarta-feira (07/09) o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. O ato, ocorrido na Avenida Brasil, reuniu 24 instituições, autoridades civis e militares e uma multidão formada por pais de alunos e comunidade em […]

Publicado em 08/09/2022

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou nesta quarta-feira (07/09) o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. O ato, ocorrido na Avenida Brasil, reuniu 24 instituições, autoridades civis e militares e uma multidão formada por pais de alunos e comunidade em geral.

O evento foi prestigiado pelo Prefeito Municipal, Vander Masson, pela Primeira-Dama, Silvana Ló Masson, pelo Secretário de Educação, Professor Vagner Constantino Guimarães, Secretários Municipais, Vereadores e demais e autoridades do município. O evento foi organizado por uma equipe de servidores das Secretarias de Educação, Cultura e Turismo, e Infraestrutura, com apoio do SAMU, da Fiscalização de Trânsito (Detrav), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Este ano, o tema em âmbito nacional foi o “Bicentenário da Independência”, e em Tangará da Serra houve a participação de 11 Centros Municipais de Ensino, 06 Escolas Estaduais, incluindo uma escola de educação indígena, 01 escola privada, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Desbravadores, Ordem Demolay, Estradeiros da Serra e Associação de Carros Antigos.

Todas as instituições trouxeram para o desfile um pouco da história do Brasil ao longo desses 200 anos de Independência, desde o Grito do Ipiranga, ocorrido em 7 de setembro de 1822. Escolas trouxeram como temas os heróis da Independência, os símbolos nacionais, a luta, as conquistas e os desafios do País, em todos os âmbitos.

A diversidade tangaraense também ganhou posição de destaque no desfile, com ênfase na agricultura familiar, na educação no campo, na cultura, ensino e tradições indígenas, no esporte, meio ambiente, tecnologia, dentre outros temas, como o trânsito, com homenagem in memoriam, prestada pelo Centro de Ensino Joana D’Arc, ao aluno Henrique Alves Peçanha, vítima de acidente de trânsito em 2022.

Outro ponto alto do Desfile foi a homenagem e condecoração do aluno Nicolas Teodoro Moretto, do 7º Ano do Colégio Avance, que recebeu das mãos do prefeito Vander Masson a Comenda da ordem do Brasão, principal insígnia do Município. Nicolas foi o vencedor em 2022 do 6º Concurso de Desenhos, organizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Aproximadamente 100 servidores públicos das Secretarias de Educação, Cultura e Turismo e Infraestrutura deram todo o suporte necessário, ao longo de todo o percurso, para possibilitar que o Desfile ocorresse sem nenhum tipo de problema ou incidente.

Participaram do Desfile Cívico, em ordem de passagem pela avenida: 7º Comando Regional da Polícia Militar de Tangará da Serra; 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Tangará da Serra; Escola Estadual Militar Tiradentes – 1º Tenente PM Salomão Fernandes Ferreira Piovesan; Centro Municipal de Ensino (CME) Luís Simões Matias; Centro Municipal de Ensino (CME) Cecília Maria de Barcellos; Centro Municipal de Ensino (CME) Futuro Brilhante; Escola Estadual Antônio Hortolani; Centro Municipal de Ensino (CME) Diva Martins Junqueira; Escola Estadual Patriarca da Independência; Centro Municipal de Ensino (CME) Ayrton Senna; Colégio Adventista/ Aventureiros; Desbravadores; Escola Estadual Indígena Malamalali; Centro Municipal de Ensino (CME) Fábio Diniz Junqueira; Centro Municipal de Ensino (CME) Ernesto Che Guevara; Centro Municipal de Ensino (CME) Gentila Susin Muraro; Centro Municipal de Ensino (CME) Joana D’Arc; Centro Municipal de Ensino (CME) Professor José Nodari; Centro Municipal de Ensino (CME) Décio Burali; Escola Estadual Jonas Lopes da Silva; Ordem Demolay; Escola Estadual Pedro Alberto Tayano; Estradeiros da Serra e; Associação Tangará Carros Antigos.

Alexandre Rolim/Assessoria Semec