Voltar

Volta às aulas: ano letivo 2023 começa na próxima segunda na Rede Municipal de Ensino de Tangará da Serra

O ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Tangará da Serra terá início na próxima segunda-feira, dia 6. Mais de 12.400 alunos estão matriculados nos 39 Centros Municipais de Ensino (CME’s), que atendem na zona urbana, zona rural e território indígena estudantes desde o Berçário ao Nono Ano do Ensino Fundamental. A Secretaria Municipal […]

Publicado em 03/02/2023

O ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Tangará da Serra terá início na próxima segunda-feira, dia 6. Mais de 12.400 alunos estão matriculados nos 39 Centros Municipais de Ensino (CME’s), que atendem na zona urbana, zona rural e território indígena estudantes desde o Berçário ao Nono Ano do Ensino Fundamental. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) dá os últimos retoques para começar as aulas com o pé direito.

O Prefeito Vander Masson, deu boas vindas aos alunos e aos profissionais da Educação Municipal e destacou que a Prefeitura Municipal está investindo cerca de R$ 50 milhões para melhorar ainda mais a qualidade do ensino municipal. Há investimentos em reformas e ampliações de escolas, além da construção de um novo Centro de Ensino no Jardim dos Ipês: o CME Iracema Casagrande.

“Nosso objetivo é ampliar vagas para atender toda a nossa demanda fazendo com que todas as nossas crianças possam estar na escola”, disse o prefeito, explicando que esses investimentos possuem recursos próprios do Município, do Governo do Estado e do Governo Federal.

O Secretário de Educação, Vagner Constantino Guimarães, relatou que o ano letivo começará na maioria das nossas escolas municipais, sendo que mais de 90% delas começam as aulas nesta segunda, junto com a Rede Estadual, mas em algumas o ano letivo terá início com atraso entre uma semana e 10 dias. “Esses atrasos são por razões pontuais, por motivos de ajustes que estão sendo feitos, algumas estão em obras e então haverá esse atraso, como é o caso da Jesu Pimenta de Sousa, que atrasará três dias, a Marechal Cândido Rondon e a Che Guevara, que estão em reforma e a Jona D’arc que passa por alguns ajustes também”, confirmou.

Todavia, o secretário explica que isso não impactará no aprendizado dos alunos e ajustes serão feitos para que o ano letivo transcorra com normalidade.

Nos casos específicos dos Centros de Ensino Décio Buralli e Joana D’arc, os alunos serão remanejados para salas de aula na UNIC enquanto as duas escolas passam por amplas reformas. Esses estudantes terão transporte escolar gratuito e acessível. Todos os detalhes foram repassados aos pais e responsáveis pela gestão e coordenação de cada uma dessas escolas.

Novos professores: Para suprir a demanda crescente de alunos, a SEMEC contratou mais de 80 novos professores para este início de ano letivo. Foram chamados 37 professores que prestaram Concurso Público e mais de 50 professores que realizaram Processo Seletivo Simplificado.

Novos Centros de Ensino: O ano letivo de 2023 começa com a criação de três novos Centros Municipais de Ensino. O maior deles, o CME Professora Iracema Casagrande, construído pela atual gestão municipal. O CME, localizado no Jardim dos Ipês, atenderá inicialmente 336 alunos do bairro e adjacência.

CME Professora Iracema Casagrande

Outro CME, criado em 12 de dezembro de 2022 e que inicia suas atividades, é o Centro Municipal de Ensino Cecília Capucho, que atenderá 329 alunos e está localizado na Rua Néftes de Carvalho (Antiga Rua 19), nº 1000-E, no Bairro Jardim Floriza, prédio do antigo CEJA Antonio Casagrande. Além disso, foi criado em 30 de dezembro de 2022 o CME Edivania Tavares, que atenderá 83 alunos no Distrito de São Jorge. Este CME substitui extensão da rede municipal que funcionou até o ano passado na Escola Estadual Petrônio Portela Nunes.

Rede Municipal de Ensino em números: A Prefeitura de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), possui em 2023 um total de 39 Centros Municipais de Ensino (CME’s), distribuídos na zona urbana, zona rural e território indígena.

É ofertado ensino regular em várias etapas: Berçário, Maternal, Pré, Ensino Fundamental I e II, Educação Especial e Educação Indígena.

Até quarta-feira (01/02/2023) foram realizadas 12.431 matrículas, distribuídas entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. São 2.147 crianças de 0 a 3 anos matriculadas no berçário e maternal I, II e III.

Na Pré-escola I e II (alunos de 4 a 6 anos) são 2.252 alunos matriculados. No Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) foram realizadas 4. 934 matrículas. Já no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), foram 2.101 matrículas.

Na Educação Especial foram efetivadas em 2023, 240 matrículas de alunos com diagnóstico fechado com deficiência media. O Município conta com 16 salas Multifuncionais nos centros municipais de ensino e o Centro Municipal de Ensino Especial Professora Isoldi Storck.

Na Educação Indígena, a Rede Municipal conta com 405 alunos matriculados.

O Município possui 11.711 alunos matriculados em CME’s localizados na zona urbana e 720 alunos matriculados em CME’s da zona rural e território indígena.

Assessoria/SEMEC