Prefeitura Municipal de Tangará da Serra Lança 2ª edição do projeto Recicla Verdinho

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através das secretarias de Agricultura, Educação e Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM) em parceria com o Sicredi, Sebrae, Cooperativa de Produção de Material Reciclável de Tangará da Serra (Coopertan) e Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET), realizaram o lançamento da 2ª edição do projeto Recicla Verdinho na manhã de quarta-feira (26) na Feira do produtor. Nesta edição participaram cerca de 200 alunos do Centro Municipal de Ensino Eugênio Fausto Masson.

A dinâmica do projeto consiste no aluno coletar os produtos recicláveis gerados em sua residência e entregá-los na escola, a cada 10 produtos entregues o aluno ganha uma cédula de “verdinho”, que equivale a R$ 1,00. Com os verdinhos os alunos uma vez por mês são levados na feira do produtor para realizarem compras de produtos da agricultura familiar em bancas que são parceiras do projeto. Posteriormente os feirantes se utilizam destes verdinhos para pagarem suas mensalidades junto a associação ASFET, e por fim está realiza a troca do verdinho por real na instituição financeira patrocinadora do projeto, a Cooperativa Sicredi.

O projeto Recicla Verdinho tem como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar a prática da reciclagem. Todo material recolhido é destinado a Coopertan, reduzindo assim a quantidade de materiais que iriam para o aterro sanitário.

“O recicla verdinho é um projeto educacional, social e ambiental, pois os alunos participantes recebem palestras sobre: educação financeira, alimentação saudável, separação adequada do material reciclável, realizam também visitas no aterro sanitário, na cooperativa dos catadores, em propriedades rurais que possuem hortas, piscicultura e ordenha de bovinos leiteiros. Esse conjunto de ações contribui para a formação e conscientização dos alunos, tornando-os agentes multiplicadores destes importantes ensinamentos” Completa o Secretário Municipal de Agricultura, Rogério Rio.

Texto: Victor Hugo Moreira/Assessoria de imprensa supervisionado por Neusino Pereira /Assessoria de imprensa