O Território Rio Formoso, em Tangará da Serra, sedia uma semana de capacitação para operações turísticas seguras. Ministrado pelo Sebrae com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULTUR), indígenas estão se capacitando para corresponderem às normas técnicas ABNT NBR ISO de competência mínima do líder, informações ao cliente e sistema de gestão de segurança.
De quinta a domingo, os indígenas estão em imersão na mata aprendendo também sobre orientação, sobrevivência e salvamento. O Sebrae de Tangará da Serra está atuando com metodologia própria de desenvolvimento de Ecoturismo e Etnoturismo em aldeias indígenas, priorizando segurança, sustentabilidade e autonomia das comunidades.
O projeto, são os primeiros passos de um processo que prevê resultados importantes para as Aldeias Formoso, Santa Vitalina e outras no entorno, favorecendo a satisfação dos turistas e emprego e renda para os indígenas. Com ética e comprometimento em resultados reais, o Sebrae investe em instrutores, equipamentos e conteúdos elementares para a qualidade da oferta turística.
Essa etapa está sendo ministrada pelo credenciado Eliezer Conturbia Neves que presta serviços ao Sebrae Mato Grosso desde 2008.
Texto: Wilson Pereira/Turismólogo Secultur