Prefeitura Municipal Inicia Estudo para Melhorar Mobilidade Urbana e Transporte Público

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, iniciou nesta última sexta-feira (25) um estudo de melhoramento da mobilidade urbana do município. O projeto envolve a contratação da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, o braço técnico da Universidade de São Paulo (USP), para conduzir um levantamento detalhado e propor soluções para aprimorar o transporte público. Além disso, a iniciativa busca estruturar uma legislação específica para a mobilidade urbana.

A parceria envolve a utilização de dados já disponíveis pela prefeitura, enquanto novos levantamentos serão feitos pela equipe técnica para coletar informações sobre o uso do transporte público, incluindo o nível de satisfação e sugestões de melhorias. Além disso, serão investigados também os motivos pelos quais parte da população não utilizam o serviço. O contrato com a fundação foi firmado no mês de agosto, e na quinta-feira (24) a comissão de acompanhamento recebeu parte da equipe que estará no Município fazendo os estudos do trânsito presencialmente no município com a população.

O estudo pretende criar um plano de ação para melhorar o transporte público, com foco na inclusão de tecnologias e na qualificação do serviço oferecido à população. As áreas da cidade com maior carência de transporte e distritos próximos serão priorizadas.

Em uma reunião de alinhamento, que ocorreu na prefeitura, foi formalizada a comissão responsável pelo acompanhamento do projeto, instituída por meio de decreto. “Com a equipe formada e os estudos sendo feitos, estamos caminhando para olhar para regiões que não são assistidas e melhorar a vida da nossa população e o fluxo de mobilidade da cidade, esse é o objetivo”, declarou Adão Leite Filho, secretário municipal de Coordenação, Planejamento Urbano e Inovação.

A iniciativa também compreende estudos e  propostas para a implementação de ciclovias e melhorias no fluxo de veículos nas ruas da cidade. O projeto reflete o compromisso do município com a qualidade de vida dos moradores, buscando melhorar a qualidade do serviço de transporte público tornando mais acessível e eficiente.

Texto: Victor Hugo Nascimento/assessoria de imprensa