Tangará da Serra realiza o VII Seminário Municipal de Educação Infantil

A abertura do Seminário contou com a alegria da dança do Siriri e do Cururu apresentada pelas crianças do Maternal III B e C, do CME Irmã Maris Stella com as professoras Jamile e Cláudia, TAI Andreia e Apoio Escolar: Rosimar e, também pela apresentação do Corpo de Baile do Centro Cultural, acompanhado pela Prof Julha Souza. As tradições populares são narrativas vivas de um povo, e quando chegam à escola pelas mãos e pés das crianças, se transformam em potência educativa e cultural.

Através dessa vivência, a infância revela sua autoria e protagonismo cultural, demonstrando que a escola é, sim, lugar de memória, identidade e pertencimento. As crianças não apenas dançaram: elas narraram com o corpo aquilo que faz parte da sua história e do seu território.

Essa apresentação reafirma a proposta do nosso seminário: Valorizar a Educação Infantil como um processo narrativo e autoral da criança e do professor, onde a cultura local é campo fértil para experiências significativas, sensíveis e formadoras. Que a alegria do Siriri e do Cururu continue ecoando nas escolas, nos quintais e nos corações de quem educa com escuta e sensibilidade.

Um momento especial, com os olhares e corações voltados para aquilo que nos inspira: as crianças, guardiãs da Saia Ave, Símbolo concebido na formação de professores no contexto do Projeto Leitura e Escrita na Ed. Infantil – LEEI MT. A Saia Ave é um elemento cultural de grande dimensão com potencial para promover identidades individuais e coletivas. Inspirada no Poema Visual “A AVE”, de Wladimir Dias Pino, ela traduz em cores, formas e movimentos a potência da infância e a força do pertencimento cultural.


Nesse momento, as crianças não apenas vestem a Saia, mas também compartilham histórias, memórias e significados que nos convidam a refletir sobre a beleza e a profundidade do nosso território e das nossas raízes. No período da tarde, as crianças da turma Pré I A do CMEI Tia Lina, acompanhadas pela professora Marta, nos presentearam com um momento especial: a apresentação “Movimentos Dirigidos”.

Com alegria contagiante, entusiasmo e perfeita sincronia, elas mostraram que a Educação Infantil é um espaço de expressão, criatividade e desenvolvimento integral. Cada gesto e cada sorriso reforçaram o quanto o brincar e o movimento são fundamentais para o crescimento saudável, fortalecendo vínculos, coordenação e confiança.

Compartilhar: