A mobilidade urbana de Tangará da Serra ganhará uma melhoria significativa com a ligação da Avenida Tancredo de Almeida Neves ao bairro Loteamento Buritis.Após anos de espera, a obra será executada pelo próprio empreendedor responsável pelo loteamento, em caráter de externalidade.
Para viabilizar a execução, o município desapropriou uma área particular necessária ao prolongamento da via. A autorização ocorreu em sessão ordinária da Câmara Municipal no último dia 19, com a aprovação do Projeto de Lei nº 267/2025. O valor da indenização foi fixado em R$ 164,5 mil, com valor depositado em juízo pela municipalidade.

Com a desapropriação, o processo ganhou agilidade. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Adão Leite, as obras já poderão ser iniciadas, na medida em que o licenciamento já foi concluído. “O licenciamento permitirá o início das obras de transposição”, informou.
A declaração do titular da Seplan foi corroborada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone. “As licenças já estão emitidas e já foram liberadas para a loteadora”, confirmou.
Mobilidade e crescimento
A expansão da Tancredo Neves impactará positivamente o tráfego urbano. A via ligará bairros como Buritis I e II e Morada do Sol à região central, desafogando a Avenida Nilo Torres e facilitando o acesso entre o centro da cidade, a MT-480 e áreas adjacentes.
O economista e engenheiro civil Sílvio Tupinambá avalia que a nova ligação terá reflexos positivos além da mobilidade. “Qualquer incremento viário promove crescimento e, no caso da avenida Tancredo de Almeida Neves, refletirá diretamente no mercado imobiliário e abrirá novas oportunidades de investimentos privados”, observou.

Em entrevista recente, o prefeito Vander Masson definiu a obra como solução para um antigo gargalo urbano. “A ligação possibilitará a conexão da área central com a região noroeste, aproximando o Buritis/Bela Vista e parte da grande Horizonte”, afirmou.