IDENTIDADE DIGITAL, TÍTULO DE ELEITOR E CIDADANIA


Mutirão atendeu dezenas de moradores da área rural de Tangará da Serra.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC juntamente com Justiça Eleitoral realizou três etapas de atendimento personalizado, permitindo aos moradores do interior do município, acesso a dois importantes documentos, que são a porta de entrada para a obtenção de benefícios de prestação continuada e a legitimação da cidadania: Identidade Digital e Título de Eleitor.

Em 23 de maio de 2025, na Escola Estadual Ministro Petrônio Portella Nunes, em São Jorge, foram emitidos 74 Identidades Digitais e 36 Títulos de Eleitor. Em 06 de junho, no Distrito de Progresso, foram emitidos 58 documentos de identidade e agora, na última sexta-feira, 12 de setembro, mais um Mutirão da Cidadania. Este realizado no CME Professora Jucileide Praxedes. O mutirão obteve números expressivos: 68 Identidades Digitais; 40 solicitações de alteração de dados junto à Receita Federal; 20 solicitações de atualização de Certidão de Nascimento e 40 Títulos de Eleitor (novos, transferências e revisão).

Além do acesso à documentação básica, permitindo aos cidadãos inclusão social e participação em políticas públicas, eventos desta natureza fortalecem as comunidades rurais. A elevação do número de eleitores aumenta a visibilidade e a importância da localidade nas esferas de decisão política. São Jorge, Triângulo e Progresso são comunidades urbanas situadas na zona rural do município de Tangará da Serra e aos poucos estão retomando seu protagonismo. Os investimentos em serviços públicos, via de regra, tendem a ser mais generosos quando atendem um número maior de munícipes e a quantidade de eleitores aptos é fator determinante. Por isso, quem optou por viver e trabalhar nestas comunidades deve transferir seu Título de Eleitor.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Justiça Eleitoral avaliaram positivamente os números alcançados nestes mutirões. A Justiça Eleitoral tem como meta alcançar mais de 90% de eleitores cadastrados com biometria já para as próximas eleições, que serão realizadas em outubro de 2026 e a SEDEC, que mantém parceria com a POLITEC para a emissão da Identidade Digital deve realizar ainda neste ano pelo menos mais um mutirão na zona rural do município.
.

Compartilhar: