No dia 20 de setembro de 2025, a Secretaria Municipal de Educação de Tangará da Serra realizou a 4ª edição do Seminário Municipal de Educação – Educa Tangará, no auditório da Faculdade Anhanguera. Com o tema “Fluência Leitora e Tecnologia: desafios e possibilidades”, o encontro consolidou-se como um espaço de formação e alinhamento pedagógico, em sintonia com as metas do Programa Alfabetiza MT e com as diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Ao longo da manhã, a equipe da Diretoria Regional de Educação apresentou os resultados dos índices das avaliações externas, incluindo Avaliação Somativa, CNCA e Avaliação de Fluência e a Secretaria Municipal de Educação apresentou a análise dos resultados da SITAVE – Sistema Tangaraense de Avaliação Educacional. As análises ressaltaram metas para os próximos ciclos e a relação dos indicadores com o ICMS Educacional, reforçando a importância de decisões pedagógicas baseadas em evidências para o planejamento da rede.
O seminário também celebrou conquistas da rede municipal de ensino, com a homenagem às escolas reconhecidas na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT. O Centro Municipal de Ensino Professora Jucileide Praxedes foi destacado na categoria Desempenho; o Centro Municipal de Ensino Professora Edivânia Tavares recebeu reconhecimento por Crescimento; e o Centro Municipal de Ensino Ernesto Che Guevara foi agraciado na categoria Equidade, pelo esforço em garantir oportunidades de aprendizagem justas e homogêneas entre os estudantes.

Durante a abertura, o prefeito Vander Masson destacou a relevância da educação para o desenvolvimento do município. “Investir na alfabetização e na formação continuada dos nossos professores é investir no futuro de Tangará da Serra. É por meio da educação que garantimos igualdade de oportunidades e fortalecemos nossa cidade para os próximos desafios”, afirmou.
No período vespertino, a professora Doutora Christine Dias Gomes Araújo, referência em neuropsicologia infantil e coautora do Teste de Fluência de Leitura, ministrou a palestra magna sobre a centralidade da fluência como ponte entre decodificação e compreensão, apresentando estratégias aplicáveis ao cotidiano escolar, como leitura modelada, leitura repetida e leitura em pares, com foco em velocidade, precisão e prosódia.

Em seguida, a discussão “Era Digital: IA como Ferramenta Pedagógica” destacou como a inteligência artificial pode apoiar o trabalho docente na personalização do ensino, no diagnóstico de dificuldades e na otimização do planejamento. O painel reforçou parâmetros de uso ético, a necessidade de revisão crítica e o cuidado com a privacidade dos estudantes, reafirmando que a tecnologia é aliada e não substituto da mediação humana.
O Seminário buscou transformar os aprendizados em práticas concretas nas salas de aula, de modo a assegurar que nenhuma criança fique para trás no processo de alfabetização. A iniciativa reafirma o papel da formação continuada e do uso qualificado de dados como pilares para o avanço da educação pública no município.