O sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos de Tangará da Serra será apresentado durante mesa redonda no 49º Congresso Nacional de Saneamento, promovido esta semana pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
A apresentação do sistema será realizada pelo diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae -, Wesley Lopes Torres, na próxima quinta-feira (09), durante mesa redonda.
A coleta seletiva é realizada no município sob gestão do Samae, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Tangará da Serra – Coopertan – no contexto do projeto ‘Tangará Recicla’. Os moradores acondicionam resíduos sólidos recicláveis em sacos identificados distribuídos pelo serviço, com recolhimento semanal pelo Samae, através da Coopertan. O material é triado pela cooperativa e encaminhado para reciclagem.
Congresso
O 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae acontece de 06 a 10 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com uma ampla programação de painéis, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias, visitas monitoradas e feira de saneamento básico. Considerado o maior encontro dos municípios com o saneamento básico, o evento espera receber cerca de dois mil participantes.
Recursos para saneamento também será tema de debate
A necessidade de investimentos públicos em saneamento básico é uma questão recorrente e fundamental para garantir os avanços do setor. O tema será debatido durante o 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, na quarta-feira, 08/05, das 16h30 às 18h30, com a participação de representantes do Governo Federal, agentes financiadores e órgãos de controle.
Na ocasião, os municípios terão a oportunidade interagir com os palestrantes para sanar dúvidas sobre o acesso a recursos federais em saneamento. A expectativa é que os especialistas apresentem o montante de investimentos previstos para o setor, quais as alternativas direcionadas aos municípios e de que forma os serviços de saneamento básico poderão ser beneficiados.
Sob a coordenação do vice-presidente da Assemae e diretor geral do DMAE de Porto Alegre, Darny Nunes, a mesa-redonda terá a participação de autoridades da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco Mundial e Tribunal de Contas da União (TCU).