O mês de junho foi marcado em Tangará da Serra por uma série de ações voltadas ao meio ambiente. A observação é do diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Wesley Lopes Torres.
Segundo ele, a primeira metade deste mês teve três pontos de destaque no setor ambiental. Primeiro, a Semana do Meio Ambiente, que mobilizou a comunidade tangaraense e levou palestras e cultura preservacionista a estudantes e cidadãos.
A programação da Semana do Meio Ambiente teve três pontos altos, sendo o primeiro a inauguração do primeiro dos quatro ecopontos programados para implantação dos quadrantes da cidade. O ecoponto inaugurado está localizado no Jardim Tarumã, na Avenida Zelino Lorenzetti, e é destinado ao descarte de lixo e entulhos pelos moradores para posterior encaminhamento, pelo próprio SAMAE, ao aterro sanitário.
O segundo evento de destaque na programação foi o lançamento do projeto de Coleta de Óleo de Cozinha Residual. Neste projeto, que tem como parceiros a UNEMAT e a COOPERTAN, estabelecimentos comerciais e moradores entregarão o óleo residual para processamento e comercialização pela cooperativa.
Ainda dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, Wesley destacou a ação conjunta entre poder público, entidades e moradores no córrego Araputanga, de cujo leito e mata ciliar foram retiradas nada menos que 47 toneladas de lixo e entulhos que posteriormente foram levados ao aterro sanitário pelo SAMAE. Desta ação participaram, também, agendes de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e membros de clubes de serviço, como Lions e Rotary.
“Todo trabalho de defesa e preservação do meio ambiente deve estar acompanhado de ações de conscientização e, principalmente, adoção de políticas públicas como estas relacionadas aos resíduos", destacou Wesley.
O diretor do SAMAE também chamou a atenção para o projeto “Preserve o Rio Sepotuba”, promovido no último domingo (16) pelo Rotary Clube Tangará da Serra Centro e apoiado pelo município através do SAMAE e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Nesta ação, duas toneladas de lixo e entulhos foram retiradas das margens do Sepotuba, entre as estâncias Modelo e Amazonas.
“Vamos dar prosseguimento a estas atividades de preservação com ações concretas. Já temos uma política de coleta e reciclagem exemplar no município e vamos agregar com os ecopontos e a coleta de óleo residual de cozinha. Teremos ganhos na qualidade de vida da população, na questão ambiental e também na infraestrutura urbana”, concluiu Wesley Lopes Torres.