Obras no Aterro Sanitário de Tangará já estão em fase de conclusão

O Aterro Sanitário de Tangará da Serra está passando por um completo e detalhado processo de reestruturação que visa, de acordo com o Diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Wesley Lopes Torres, reconquistar a licença de operação fornecida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

 Segundo o Diretor, o Prefeito Fábio Junqueira ao tomar posse em 2013 determinou que fosse realizado um diagnóstico dos problemas que existiam no Aterro Sanitário que desde 2005 funcionava sem a licença de operação. “Descobrimos que na época não foi solicitada a sua renovação em tempo hábil, um novo processo de licenciamento teve de ser feito e desde o ano de 2006 que esse processo não caminhava”, explicou.

 Em 2013 identificadas necessidades buscou-se meios para a realização das obras. “Concluímos o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, fizemos a licitação para retirada dos resíduos de saúde do Aterro, que hoje é levado para Cuiabá”, informou.

 Posteriormente foi elaborada a proposta de readequação da taxa dos resíduos sólidos dando condições financeiras para que o Samae pudesse tocar as obras. “2014 foi o ano de desenvolvimento de projetos e estudos. Essa obra é muito complexa, pois para ela era necessário um profissional especializado na área. Para isso montamos o termo de referência, tivemos a contribuição da AMM, assim como da Sema para a realização desse termo de referência e realizamos o certame licitatório no ano passado, onde foi contratada uma empresa com larga experiência no ramo e que atualmente opera o Aterro e é responsável por executar todas as obras necessárias para que a Sema nos forneça a licença de operação novamente”, destacou o Diretor do Samae.

Compartilhar: