O prefeito municipal, Vander Masson, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon, receberam uma comissão formada por representantes da classe artística de Tangará da Serra, que atuam voluntariamente, juntamente com servidores da Secultur, na elaboração de projetos que pleitearão recursos do Governo do Estado, por meio do Edital Afluentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).
A comissão apresentou ao prefeito os dois projetos culturais, que concorrerão ao incentivo do Estado nos dois eixos do edital: Eixo 01 (Cultura) e Eixo 02 (Especial de Natal). No primeiro, o Município, por meio da Prefeitura Municipal, poderá ser contemplado com até R$ 250 mil para a realização de ações que contemplem os mais diversos campos e linguagens artístico-culturais. Já no segundo eixo, a Prefeitura poderá receber R$ 400 mil, caso contemplada em projeto que apresenta atividades de cunho sociocultural e de lazer, incluindo decoração, programação cultural, oficinas, dentre outros, que integrem a temática natalina.
O prefeito Vander Masson recebeu a comissão e ofereceu todo o suporte necessário do Município para a realização dos dois eventos, caso o Município seja contemplado. “O Executivo Municipal agradece aos artistas, que se mobilizaram, criaram uma comissão e prepararam os dois projetos voluntariamente, com apoio da nossa equipe da Secretaria de Cultura. Importante essa união, essa aliança para beneficiar a nossa comunidade. Vamos dar todo o suporte que for necessário para o desenvolvimento desses projetos”, disse o prefeito.
Para o chefe do Executivo Tangaraense, é de suma importância que haja investimentos no setor cultural, com o desenvolvimento de ações e projetos que deem condições para que a classe artística retome a vida normal após mais de um ano de meio de pandemia, onde o setor foi um dos principais afetados financeiramente. “Tenho um carinho muito grande pelo setor cultural e quero e vou apoiar todos os projetos. Meu saudoso pai, enquanto prefeito de Tangará por duas vezes, e deputado estadual, sempre apoiou e incentivou a cultura. Essa também é minha pretensão”, relatou o prefeito, lembrando do pai, o ex-prefeito Saturnino Masson.
O grupo de artistas se sentiu acolhido e determinado a se engajar na elaboração e posterior realização dos dois projetos. “Nos sentimos muito bem recebidos pelo prefeito, nos deu total apoio, supriu todas as nossas expectativas e nos fortaleceu ainda mais na elaboração e possível realização dos dois projetos que estamos apresentando”, destacou a produtora cultural Priscila Fernandes.
Os dois projetos, intitulados “Semana da Comunidade”, do eixo 01, e “Natal Iluminado: Encantos e Reencontros” serão protocolados junto a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) nesta sexta-feira, dia 24/09.