O Prefeito Municipal, Vander Masson, participou na manhã desta terça-feira, dia 08/02, no Campo Experimental da Empaer/MT, em Tangará da Serra, de encontro técnico que teve como foco a produção de mudas de café, preparo de solo e plantio, manejo da cultura, pesquisas e controle de pragas e doenças. Cerca de 30 mil mudas de café foram distribuídas e aproximadamente 20 produtores serão beneficiados.
Durante o evento foi apresentado o resultado da avaliação de 50 clones de café robustos amazônicos, desenvolvidos pela Unidade de Referência Tecnológica da Empaer em Tangará da Serra. Essas variedades foram concebidas com o objetivo de torná-las mais aptas e resistentes ao clima da região.
Ao comentar sobre o encontro, o chefe do Executivo Municipal destacou a importância do café para a história e para a economia local. “Tangará da Serra tem suas origens enraizadas na produção do café, boa parte dos colonizadores vieram para cá, de São Paulo, nos anos 60 e 70 para o cultivo do café, que por motivos de inviabilidade econômica, enfraqueceu nos anos 80 e 90, mas agora está sendo desenvolvido esse trabalho de resgate, de apoio a essa produção que possui uma relação tão forte com nosso município”, disse o prefeito.
“A gente fica muito feliz em receber aqui em Tangará da Serra um evento desta magnitude, com as presenças de representantes da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, representantes da Empaer de Cuiabá, produtores de café de outras cidades e até de outros estados”, relatou o secretário Rogério Rio, destacando que Tangará da Serra possui um dos poucos viveiros de produção de mudas de café de Mato Grosso.
Clóvis Figueiredo Cardoso, secretário-adjunto de Agricultura Familiar do Estado, representando o secretário Silvano Amaral e o governador Mauro Mendes. “É com muita satisfação que estamos participando desse encontro sobre o café, que já teve uma importância muito grande para essa região. E a SEAF, juntamente com a Prefeitura, está retomando esse trabalho de fortalecer o café na região. Esse encontro é justamente para isso, para repassar conhecimento, repassar tecnologia, para que os produtores, os familiares possam acessar e plantar café, produto que custa mil reais a saca aqui na região, sendo muito importante para a renda do produtor”, destacou.
Também participaram do encontro, realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer/MT) e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), representantes da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT) e Renaldo Loff, diretor-presidente da Empaer/MT.
Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação