Vacinação contra a poliomielite continua nesta semana

A Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma ação para melhorar o percentual de vacinação contra a poliomielite na tarde do último sábado (24/09). Os técnicos ligados ao Departamento de Vigilância Epidemiológica ainda estão computando os números de doses aplicadas na última semana, contudo, as previsões mais otimistas apontam que o percentual, ao final da campanha (prorrogada até o final do mês), deverá ficar em torno de 55%, bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é uma cobertura vacinal de 95%.

A ação realizada no último sábado, na Vila Olímpica, possibilitou a aplicação de aproximadamente 200 doses de imunizantes. Esse foi um mutirão de multivacinação, onde foram aplicados também imunizantes para Covid-19 e de maneira geral, todas as vacinas possíveis de serem aplicadas numa única vez em pessoas de todas as idades, não apenas contra a poliomielite. O Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Fabrício Queiroz avaliou positivamente a ação deste sábado, mas lamentou a baixa adesão que vem sendo registrada em todas as campanhas de vacinação: “Infelizmente isso não acontece só aqui. Tem municípios que não conseguem chegar a 18%”.

A Secretaria Municipal de Saúde vai continuar vacinando ao longo desta semana em todas as 23 Unidades de Saúde da Família – USF espalhadas pelo município (7h às 11h e 13h às 17h). Além disso, uma nova ação concentrada será realizada no IFMT, na vila Horizonte, pela parte da manhã. “A poliomielite é uma doença grave, que leva à morte, quando não, causa paralisia permanente. A negligência com relação a essa vacina e um possível adoecimento além de todos os danos que podem causar à criança também podem haver uma repercussão jurídica para os pais ou responsáveis”, advertiu o Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, enfermeiro Fabrício Queiroz.

A Secretaria Municipal de Saúde continua vacinando contra a Covid-19. Neste caso a informação é bastante positiva. Já há alguns dias o município não registra nenhum caso positivo. “Foram realizados 550 testes e todos deram negativo para Covid-19”, disse Queiroz, observando que também neste caso houve resistência para a vacinação e hoje está comprovado que a vacinação é segura e eficiente.

Clairton Weber – Assessoria de imprensa

Compartilhar: