O Presidente da Junta Comercial de Mato Grosso – JUCEMAT, Manoel Lourenço de Amorim e o assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, Celso Banazeski estarão em Tangará da Serra nesta quinta-feira (27/10), para apresentação da plataforma “Jucemat Empresa Instantânea”. O evento está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através das Secretarias de Fazenda e de Indústria, Comércio e Serviços e Conselho Regional de Contabilidade e terá por local o auditório da Associação Comercial e Industrial de Tangará da Serra – ACITS.
Com o novo sistema, o empreendedor poderá abrir sua própria empresa pela internet em minutos. O Município de Várzea Grande foi o primeiro do Estado a aderir ao sistema e hoje lidera (no quesito menor tempo) a abertura de empresas de baixa impacto ambiental em Mato Grosso.
Por meio da plataforma, o empreendedor emite seu alvará de forma rápida e sem burocracia e de forma totalmente digital. Ao final do processo, são gerados o documento da Junta Comercial, o cartão CNPJ, as licenças e inscrições tributárias, declaração de licenciamento e as inscrições estaduais e municipais.
Baseado no modelo one stop shop (loja de uma parada, em tradução livre), a nova plataforma é um modelo de Balcão Único – nome dado em outros Estados –, que inova em concentrar as emissões de documentação empresarial em um único espaço.
Uma das facilidades é que o novo sistema realiza a integração de dados entre os órgãos de cada esfera dos governos federal, estadual e municipal. O novo sistema visa reduzir tempo e a burocracia, assim como gastos que havia no processo tradicional. A plataforma digital “Balcão Único” é um sistema que permitirá que qualquer cidadão possa abrir uma empresa de forma simples, automática, em poucos minutos e sem nenhum custo. O Município deverá aderir à plataforma formalmente e preparar sua legislação para que se conecte com aquela aprovada pela ALMT que autorizou o Estado a isentar as taxas.
Clairton Weber – Assessoria de imprensa