Release – Tangará da Serra inicia mobilização dos 21 Dias de Ativismo com chamada aos homens pela Campanha Laço Branco

Ação local dos 21 Dias de Ativismo incentiva homens a se posicionarem publicamente contra a violência às mulheres.

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) deu início, no dia 25 de novembro, à Blitz de conscientização para a Campanha do Laço Branco, que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 05. A ação faz parte da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, em Tangará da Serra. Ela faz parte de movimento internacional que convoca os homens a se posicionarem publicamente contra todas as formas de violência de gênero.

A Blitz foi realizada em frente à Praça da Bíblia, onde conselheiras distribuíram laços brancos e convidaram os cidadãos de Tangará da Serra a registrarem fotos usando o símbolo da campanha — ou vestindo roupas brancas — e compartilhá-las nas redes sociais como manifestação pública de apoio ao enfrentamento da violência contra a mulher.

A ação tem como objetivo ampliar a participação masculina nas pautas de prevenção e conscientização, reafirmando que a transformação cultural necessária para reduzir os casos de violência depende também do engajamento dos homens. No dia 05 de dezembro, será promovida a mobilização online convidando os participantes do gênero masculino a postarem fotos, utilizando roupas brancas em suas redes sociais, marcando o @cmdm.

Continuando a programação, no dia 06 de dezembro, a partir das 13h30, na Escola Fausto Masson, o CMDM promoverá três oficinas à comunidade tangaraense: “Formação Política e o Papel dos Conselhos”, ministrada pela Prof. Dra. Marli Barboza e Gleysi Garcia, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres; “Gênero e Mídia” ministrada pelas acadêmicas do curso de Jornalismo da Unemat Danielly Ferreira e Maria Tereza Cunha, e a última será “Ação Bônus: O chamado da Aventura”, ministrada também pelos acadêmicos Guilherme Costa e Victor Moreira.

A mobilização integra o calendário dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do Racismo, realizados no Brasil entre 20 de novembro e 10 de dezembro. Em Tangará da Serra, a organização é conduzida pelo CMDM e suas conselheiras, com participação do Gabinete Municipal de Políticas para Mulheres, coordenado por Silvana Masson, além de parceiros locais que apoiam a iniciativa.

Serviço:
Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – CMDM, telefone: (65)99611-7529 – E-mail: cmdm@tangaradaserra.mt.gov.br

Compartilhar: