274 testes rápidos foram realizados pela Saúde durante Semana da Mulher Tangaraense

Dentro da programação da Semana da Mulher Tangaraense, instituída este ano, através do decreto nº 038 pelo Prefeito Fábio Martins Junqueira e organizada pela Sala da Mulher coordenada pela Primeira-dama, Helena Simões Matias Junqueira foram realizadas várias ações, inclusive testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis em parceria com a secretaria de Saúde. Durante uma semana de ação, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) ficou a disposição no auditório da Prefeitura e efetuou 274 exames.

 

De acordo com a enfermeira responsável pelo CTA/SAE, Queli Aparecida Kolodzey Carlotto foi muito positiva a ação visto que as pessoas estão conhecendo mais o trabalho que é oferecido pelo município através deste setor. O teste dura apenas 15 minutos, a pessoa sai do local com o diagnóstico e se detectar alguma alteração quanto à saúde deste paciente, ele já recebe encaminhamento e orientações necessárias para tratamento. Entre os dias 02 e 06 de março foram realizados 274 testes rápidos sendo 84 de HIV, 84 de Hepatite B, 84 de Hepatite C e 22 de Sífilis. Na oportunidade a equipe de saúde ainda abordou educação em saúde e orientação sobre as DST’s e o HIV com os participantes dos testes.

 

Quem não participou da ação, pode procurar o CTA/SAE durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Este serviço é prestado ao longo do ano. O espaço é aberto para toda a população. Ao procurar os serviços a pessoa deve estar portando um documento de identificação e o cartão SUS, se for menor de idade estar acompanhado do responsável.

 

Balanço Fevereiro:

No mês de fevereiro esta ação foi intensificada nas Unidades de Saúde da Família. Foram realizados 885 testes rápidos pelos profissionais do CTA/SAE. Destes 242 de HIV, 242 de hepatites B e C e 159 de sífilis. Foram distribuídos 177 caixas de preservativos masculinos, totalizando 25.488 unidades de preservativos entregues a população.

Compartilhar: