Tangará da Serra participa com cinco delegadas e conselheiras representantes da Unemat, dos campi de Alta Floresta, Tangará da Serra e Cáceres.
A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres começou nesta quarta-feira (13), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo delegadas, conselheiras, representantes de movimentos sociais e coletivos de várias regiões do estado. Com o tema “Mulheres em Mato Grosso: Avanços e desafios na garantia de direitos”, o encontro retoma, após dez anos, o debate estadual sobre políticas para as mulheres e serve como etapa preparatória para a conferência nacional, que será realizada em Brasília entre 29 de setembro e 1º de outubro.
A delegação de Tangará da Serra participa com cinco delegadas eleitas na 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, além de conselheiras representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), dos municípios de Alta Floresta, Tangará da Serra e Cáceres. O grupo leva à etapa estadual as propostas aprovadas na conferência local, representando as demandas das mulheres tangaraenses.
Na abertura, a secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Sandra Kennedy Viana, destacou o desafio de representar as mulheres que correspondem a 49,5% da população mato-grossense, das quais 13% vivem na zona rural. Ela alertou também para as desigualdades de renda no estado — homens recebem em média 25% a mais que mulheres no comércio, percentual que chega a 38% quando comparado com mulheres negras.
“Precisamos pensar estrategicamente para alcançar todas as mulheres, por meio de políticas públicas efetivas e ações governamentais. É fundamental que cada município tenha um Conselho e uma Organização de Políticas para as Mulheres para dialogar com o governo e fortalecer as ações”, afirmou Sandra. Entre as prioridades, a secretária citou acesso a financiamento, combate à pobreza menstrual, ampliação das escolas em tempo integral, atenção à saúde mental de mulheres vítimas de violência e maior articulação entre delegacias e o Judiciário.
O evento também contou com a participação da Secretária Adjunta de Políticas para Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), Salete Morockoski. A SETASC, no âmbito das políticas para mulheres, tem como foco o combate à violência doméstica e a promoção da cidadania feminina.
Representantes de 17 municípios que realizaram conferências municipais participam desta edição estadual. São eles: Brasnorte, Campos de Júlio, Lucas do Rio Verde, Novo Mundo, Querência, Sorriso, Alta Floresta, Comodoro, Tapurah, Barra do Bugres, Sinop, Nova Xavantina, Tangará da Serra, Colíder, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juína.

Etapa Nacional – A conferência segue com debates e grupos de trabalho até quinta-feira (14), quando serão eleitas as delegadas que representarão Mato Grosso na etapa nacional. A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres ocorrerá em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025. O tema central será “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. A conferência é promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).