Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Tangará participam de capacitação

A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra realiza a partir de hoje, a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. A ação acontece simultaneamente no Centro Cultural e no Auditório da Prefeitura Municipal até sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e será ministrada por técnicos da saúde municipal.


De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Márcia Goulart este treinamento servirá para nortear os trabalhos que estes profissionais irão desempenhar. São 99 Agentes Comunitários de Saúde que realizaram um processo seletivo e tomaram posse ainda no ano passado.


“Estas orientações tem por objetivo informar como serão desempenhadas as atividades deste setor, desde o comportamento ao chegar a uma residência bem como as ações que deverão ser executadas em cada situação”, explica Goulart.


Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Cristiane Pereira são 57 Agentes de Endemias que assumem as atividades. A capacitação terá 40 horas em que além da teoria irão para a prática visando esclarecer as dúvidas sobre as doenças endêmicas da nossa região, em seguida já estarão aptos a trabalhar. “Teremos agentes em todos os bairros da cidade, tendo a cobertura de 100% de combate a dengue e demais doenças endêmicas. Para os próximos seis meses a nossa programação é terminar os mutirões de limpeza da cidade junto com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) que iniciará na segunda quinzena de janeiro. Faremos o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRA) e a rotina normal de orientação em todas as residências em que diminui 80% da incidência das larvas. Tangará conta hoje com 41 casos de dengue”, relata.

Compartilhar: