Arraiá da Serra reúne 12 juninas de diferentes cidades do Mato Grosso para final do concurso Festrilha e grupo Os de Fora leva titulo de campeão

O evento promovido pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) ocorreu entre os dias 26, 27 e 28 de junho, no Módulo Esportivo, e reuniu centenas de pessoas em três noites de festa junina, marcadas por apresentações e shows culturais, comidas típicas e muita dança. Durante a programação aconteceu apresentações artísticas e os concursos: Viva São João, com grupos de dança de escolas e quadrilhas comunitárias e a final do concurso Festival Estadual de Quadrilhas Juninas de Mato Grosso (Festrilha).

Além de valorizar a cultura popular, o Arraiá da Serra teve importante papel no fortalecimento da economia local, com a presença de barracas comercializando comidas e bebidas típicas como milho verde, pamonha, canjica, curau, caldos e doces tradicionais. “O Arraiá da Serra é uma grande celebração das nossas tradições, é gratificante ver a comunidade reunida, prestigiando a nossa cultura e ajudando a fortalecer o comércio local”, destaca o prefeito Vander Masson.

Durante a programação do Arraiá da Serra, o grupo Os Caipiras de Plantão participou do concurso “Viva São João”, uma das atrações que valoriza as manifestações culturais locais. Um dos quadrilheiros comentou sobre a importância de eventos como esse para os grupos da cidade: “Participar do Viva São João é uma oportunidade incrível de levar a cultura popular para perto do povo. A gente sente que está contribuindo com a valorização da cultura local, e isso nos motiva ainda mais. Ficamos com a expectativa lá no alto para participar de outros eventos como esse, que reconhecem e fortalecem o trabalho dos grupos juninos da nossa cidade”, afirmou Rhuan Santana, integrante do grupo.

O concurso Festrilha encerrou o Arraiá da Serra com a apresentação do Grupo Os de Fora que garantiu a vitória. Marcada por emoção, técnica e identidade cultural. O espetáculo “A Sanfona Encantada: Um encontro com o Rei do Baião” fez uma homenagem a Luiz Gonzaga, e encantou tanto o público quanto os jurados. Com a nota 179,5, Os de Fora superou grupos tradicionais do estado e levou o prêmio. O coordenador do grupo, Welington Machado, também comemorou a conquista com entusiasmo. Segundo ele: “Essa conquista foi fruto de muito esforço, dedicação e resistência. Foi uma vitória muito aguardada, conquistada com garra e merecimento. Tangará da Serra já fazia por merecer esse título há muito tempo”, destacou.

Com três dias de festa, o Arraiá da Serra 2025 se despediu deixando um legado de alegria, união e valorização da cultura popular em Tangará da Serra. A festa reafirma o compromisso do município com a promoção da cultura, do entretenimento e do sentimento de pertencimento da comunidade tangaraense.

Texto: Itânia Macedo supervisionado por Neusino Pereira/Assessoria de Comunicação Imprensa
Fotos: Itânia Macedo e Rodrigo Costa/Assessoria de Comunicação e Imprensa

Compartilhar: