Assistência Social e Indústria e Comércio fazem parceria para encaminhar jovens ao mercado de trabalho

Reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira, 10/06, representa grande avanço na política de inserção de jovens no mercado de trabalho. Uma parceria, firmada entre a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SICS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), possibilitará preparação e encaminhamento de inúmeros jovens ao primeiro emprego. SINE e Conselho Municipal de Assistência Social são parceiros.

A secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Adorno, explica que o Município possui um convênio com o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), mantenedor do programa Menor Aprendiz, que busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

Na prática, a parceria local entre as secretarias consiste na divisão de tarefas com o intuito de atingir a meta. Por um lado, a SEMAS fará a seleção dos jovens através do Cadastro Único (CAD Único) e ofertará treinamento por meio de workshops e, por outro lado, a SICS, através do SINE, fará o encaminhamento desses jovens às empresas previamente contactadas pela Secretaria.

“Buscamos essa parceria, pois temos essa ferramenta nas mãos e a Secretaria de Indústria e Comércio, através do SINE, tem os meios para levar esses jovens a ter contato com os futuros empregadores. Nossa meta é já executar esse trabalho, com seleção e workshops, já na semana que vem”, garantiu a secretária Ana Lúcia Adorno.

“Podemos dizer que hoje demos um importante passo. Tangará da Serra está iniciando um processo de emancipação de seus jovens, dando a eles a oportunidade de ingressar no tão sonhado mercado de trabalho”, destacou Sílvio Sommavilla, secretário de Indústria e Comércio.

“É com muita satisfação que estou podendo participar desse processo de inovação, dentro da gestão pública de Tangará da Serra. Estamos hoje debatendo um programa governamental, que é o ACESSUAS, que vem de encontro ao que estamos almejando, que é trazer os jovens para o mercado de trabalho”, destacou Patrícia Ribeiro, presidente do Conselho de Assistência Social.

“Há muitos menores precisando desse apoio, são carentes de oportunidades e auxílio para ocupar espaço no mercado de trabalho. Nós, enquanto SINE, vamos trabalhar para inserir esses jovens no primeiro emprego. Nessa parceria vamos receber esses jovens e colocá-los em contato com os empresários”, relatou Ronildo Rezende, coordenador do SINE. Também participou da reunião a assistente social Olivia Lojol Ribeiro.

Acessuas

O Acessuas é uma iniciativa que faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação

Compartilhar: