Casa do Adolescente presta contas ao Executivo e Legislativo

A Casa Transitória do Adolescente de Tangará da Serra realizou sua prestação de contas de 2021, com o histórico dos últimos três anos 2018-2019-2020, para o Poder Executivo e Poder Legislativo de Tangará da Serra, na sexta-feira, 21/01/22, pela manhã, em sua sede.

A primeira-dama Silvana Masson com o presidente Welinton Fabiano

Estiveram presentes Silvana Ló Masson, primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres e a secretária de Assistência Social Márcia Kiss, representando o Poder Executivo. O vereador Sebastian Ramos e o presidente da Câmara Fábio Brito, representaram o Poder Legislativo. Da Casa do Adolescente participaram o presidente Welinton Fabiano da Silva, a coordenadora Ana Cláudia dos Santos, a assistente social Thais Cunha Oliveira e o tesoureiro Fernando Lamounier Paim.

O presidente Welinton Fabiano da Silva deu início à prestação de contas apresentando o histórico de ações da Casa do Adolescente referente aos anos de 2018 a 2021, com um depoimento dos que passaram pela Casa e tiveram a oportunidade de escolher uma nova vida para si. Também apresentou os custos de manutenção da Casa em 2021, demonstrando a aplicação financeira da Casa: recebeu da Prefeitura, através de convênio, 340 mil reais; utilizou cerca de 30 mil reais de recursos próprios; e tem um débito de cerca de 13 mil reais.

Para o ano de 2022 a meta é melhorar a estrutura da Casa e foi apresentado o projeto de reforma, que já contou com a doação do projeto arquitetônico por voluntários. Além da melhoria geral, como pintura, o projeto prevê ambulatório, laboratório de informática, piscina, quadra de esportes, anfiteatro e biblioteca.

Fundada em 2001, a Casa acolhe adolescentes de 12 a 18 anos, de ambos os sexos, com ou sem deficiências. Hoje possui nove acolhidos, um tratamento psiquiátrico e um fortalecimento familiar, atendidos por uma equipe técnica de onze pessoas, sendo uma coordenadora, uma assistente social, uma psicóloga, quatro monitores e quatro cuidadores. O acolhimento é 24 horas.

Segundo a primeira-dama, Silvana Masson, a gestão Vander Masson, através do Gabinete de Políticas Públicas, está comprometida com a Casa do Adolescente e está fortalecendo a Rede de Proteção Social, para que os serviços cheguem da forma necessária àqueles que precisam. “Agradeço o trabalho de vocês, maravilhoso, com os dados apresentados. A parceria continua, aguardando a definição dos valores de repasse para 2022”.

De acordo com a secretária Márcia Kiss, hoje a Semas recebe a prestação de contas e está aberta para as demandas da Casa, que serão resolvidas no orçamento do município.

O trabalho desenvolvido na atual gestão está mudando a imagem da Casa junto à sociedade tangaraense. “A Casa do Adolescente não é depósito de adolescente. É local de apoio, crescimento, encaminhamento. Um lugar onde o jovem pode escolher uma nova vida”, afirmou seu presidente Welinton Fabiano.

Da esquerda para a direita, Thais Cunha, Fábio Brito, Márcia Kiss, Fernando Paim, Silvana Masson, Welinton Fabiano, Sebastian Ramos e Ana Cláudia dos Santos

Regina Guanaes / GPPM PMTGA / 25/01/2022

Compartilhar: