A Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Serviços de Tangará da Serra confirmou a realização do censo empresarial no Município. De acordo com o Secretário Fernando Ambrosio, ainda no ano 2011 a Prefeitura em parceria com a Câmara Municipal e a Unemat realizou um censo similar, o Perfil Sócio Econômico, mas que em função da necessidade de dados mais completos e concretos, o Prefeito Fábio Junqueira entendeu a importância de se realizar outro censo, mais amplo e completo, o que inclusive já rendeu elogios do Tribunal de Contas.
Atualmente os dados existentes, obtidos ainda no ano de 2007 informam apenas a quantidade de empresas em determinado segmento e a quantidade de prestadores de serviço. Essas informações já se encontram desatualizadas. "Esse censo atual tem o objetivo de delinear quais as ações políticas que vamos adotar, de planejamento, para que tenhamos um norte", argumentou Ambrosio.
Segundo o Secretário, o questionário que será feito através do censo é mais complexo, coletando inclusive informações a respeito da qualificação e inscrição das empresas. "Isso para que possamos ter esses dados de atualização, tanto do comércio quanto da prestação de serviços e indústria. Também queremos ouvir do empresário quais as carências que têm, por exemplo, com mão de obra, qual o curso de capacitação, para onde e quem o Município deve capacitar, quais as dificuldades que ele enfrenta como empreendedor, quais os eventos que o Município pode realizar para fomentar o comércio e qual a ausência do Poder Público", informou.
Além desse levantamento junto a segmentos empresariais, o censo também consistirá em entrevistas com a própria população sobre o que ela pensa, sobre o que se tem de carência no comércio local. "Com isso poderemos focar políticas públicas para atrair segmentos que representam o anseio da população. O censo vai compilar esses dados para que tenhamos os números exatos das empresas, indústrias e prestadores de serviços de Tangará da Serra e quais as necessidades de carências que essa atividade econômica demanda no Município", enfatizou.
PARCERIAS – O Secretário informou ainda que o Município estudará parcerias que poderão ser feitas para a realização do Senso. "Já iniciamos uma conversa com o Sebrae, e também temos abertura com as universidades. Poderemos inclusive formar uma parceria com a Unemat e com a Unic para a realização do censo envolvendo o curso de administração das respectivas universidades", concluiu Ambrosio.
“