O Centro Municipal de Ensino Fausto Eugênio Masson realizou na noite de sexta-feira (21) evento alusivo a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A escola teve três projetos selecionados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, feito que merece ser celebrado e amplamente divulgado à comunidade, pois representa avanços importantes para o ensino local, especialmente para a área de ciência e tecnologia.
Participaram da cerimônia, realizada na escola, situada no Residencial Barcelona, o Prefeito Municipal, Vander Masson, a Primeira-Dama, Silvana Ló Masson, o Secretário de Educação, Vagner Constantino Guimarães, a representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Silvana Copceski, a Chefe do Departamento de Gestão Pedagógica, Eliane Santiago, a gestora da Escola, Claudione Rodrigues, o diretor Regional de Educação do Estado (DRE), Saulo Scariot, além dos colaboradores da escola, pais, alunos e comunidade em geral.
A Semana é um evento de efeito multiplicador exponencial que visa a inclusão social, mobilizando a população, em especial crianças e jovens em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, valorizando as pesquisas científico-tecnológicas.
Os projetos do CME Fausto Masson selecionados pelo Governo Federal foram: “Geek Sustentável: transformando lixo eletrônico em novos acessórios, utilidades e brinquedos”, proposto pela professora Lucimar do Nascimento Cardoso, “Química +: desenvolvimento de jogos digitais com realidade virtual para o ensino das ciências da natureza”, proposto pelo professor Klesley Hiago Tavares, e o projeto “Despertar a Ciência”, proposto pela professora Geisa Lopes Cordeiro. Todos os projetos têm como público-alvo cerca de 100 alunos do ensino fundamental do Centro de Ensino Fausto Masson.
Conforme a diretora da escola, Claudione Rodrigues de Oliveira, os alunos estão participando ativamente dos projetos, que são desenvolvidos no contraturno. “Os alunos têm aprendido muito com esses projetos. É fundamental dar a eles a oportunidade de trabalhar com projetos que fazem agregar o ensino-aprendizagem, fazendo potencializar o conhecimento dos nossos estudantes”, disse.
Assessoria de imprensa / SEMEC