CTA SAE realiza hoje testes rápidos na USF da Vila Goiania

Este mês, a Secretaria de Saúde de Tangará da Serra, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) realiza mutirões para testes rápidos volantes, distribuição de preservativos e orientações sobre DST’s, HIV e Hepatites nas Unidades de Saúde da Família. Esta ação tem por objetivo a prevenção, orientação e promoção da saúde.


O trabalho iniciou no Posto do Jardim Tangará II e teve uma adesão significativa. Foram realizados 30 atendimentos em um único dia. Para a enfermeira responsável pelo CTA/SAE, Queli Aparecida Kolodzey Carlotto foi muito positiva a ação visto que as pessoas estão aderindo ao trabalho. “Queremos orientar cada vez mais a população sobre como prevenir estas doenças. Além da detecção precoce dos casos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. Caso algum exame seja positivo, encaminharemos o paciente para o tratamento”.


Lembramos que a informação é sempre importante e que toda a população acima de 16 anos pode realizar o teste. Vale ressaltar que pessoas que passaram por algum tipo de cirurgia e necessitou de transfusão de sangue, compartilhou agulhas e seringas, praticou ato sexual sem uso de preservativo, fez tatuagem ou colocou piercing são considerados grupos de risco e devem procurar os locais de atendimentos para realizar o exame. É rápido, tem total sigilo quanto ao resultado e a pessoa fica sabendo o seu diagnóstico na hora, explica a enfermeira.


Hoje, 11, o mutirão acontece na USF da Vila Goiania e amanhã na Vila Esmeralda. No dia 20 será na USF da Vila Nararé e no dia 25 de fevereiro na Unidade do Centro.

Compartilhar: