Empreendedorismo feminino: Encontro reuniu mulheres de negócios em Tangará da Serra

Uma feira voltada ao empreendedorismo feminino. Assim foi o 2º Encontro de Mulheres de Negócios realizado pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM) e a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço, nesta quarta-feira, 23. O encontro foi alusivo ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado dia 19 de novembro e reuniu centenas de mulheres que já são empreendedoras e também as que sonham em ter o próprio negócio.

O Prefeito Vander Masson participou da abertura do 2º Encontro de Mulheres Empreendedoras. “Esse encontro veio para fortalecer, fomentar e promover as mulheres empreendedoras e as que desejam empreender no nosso município. Nós acreditamos que o empreendedorismo feminino favorece a diversidade de negócios e gera oportunidades de crescimento pra toda a população”, enfatizou o Prefeito.

O Secretário de Indústria e Comércio falou sobre na implantação de políticas públicas consolidadas e voltadas para o estímulo ao empreendedorismo das mulheres. “Encaminhar essas mulheres à informação, temos o Sebrae disposto a ajudar, precisamos promover um ambiente favorável pra os novos negócios, ampliar a oferta de crédito e como parceira temos a Desenvolve-MT. Propostas podem ser encaminhadas para a própria Secretaria de Indústria e Comércio. E que possamos assim estimular essa produção, buscando a participação dessas mulheres em resultados para o município também”, apontou o Secretário Sílvio Sommavilla, informando ainda que a secretaria tem cerca de 30 propostas de créditos encaminhadas à Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve-MT, que também esteve presente no encontro apresentando as diversas linhas de crédito disponíveis para a mulher empreendedora.

O Sebrae/MT, parceiro deste evento, realizou uma pesquisa, indicando que as mulheres empreendem, principalmente, por: necessidade (20%), pela busca de liberdade ou autonomia (19%), para trabalhar com o que gostam (19%), realizar o sonho do próprio negócio (17%) e novas oportunidades (15%).

A Primeira-Dama do Município e Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), Silvana Ló Masson, reforçou a importância que as mulheres têm junto ao mercado empreendedor. “Aqui nós temos mulheres fortes, guerreiras, empreendedoras, temos empresas de mulheres que estão criando divisas ao nosso município, com empreendimento sustentável e agregando muito valor a isso. Estou muito feliz com o evento e que possamos realizar uma terceira edição, e que o Estado favoreça esse empreendedorismo feminino. Nós sabemos que somos a maior parcela de microempreendedor, que nós mulheres temos maior tempo de escolaridade e ainda somos tão poucas na política e quase sem visibilidade. Só lembram de nós quando tem violência doméstica, outubro rosa e nenhum evento importante lembrando que também somos empreendedoras. É um prazer muito grande tudo isso que aconteceu e certamente vai facilitar a vida das nossas empreendedoras”, ressaltou a Primeira-Dama.

                           

Além das palestras, uma exposição foi montada no saguão do Centro Cultural, apresentando os produtos que são desenvolvidos por algumas mulheres empreendedoras aqui do Município.

Das 73 presenças registradas nas palestras, foram arrecadados 84,600 kg de alimentos não-perecíveis e 900 ml de óleo de soja e 1 litro de leite.

Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa

Compartilhar: